Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->OURO DE TOLOS -- 07/07/2016 - 00:20 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


OURO DE TOLOS

Ouro de tolo é a denominação popular dada ao mineral chamado pirita, muito parecido com o ouro em pepita. Consta nos anais da história norte americana que na Califórnia e no Alasca, naquelas corridas do ouro do século XIX, pessoas mal-intencionadas "semeavam" pirita em um terreno qualquer para vendê-lo a bom preço aos tolos para a captação do ouro que não existia. Geralmente, aquele que comprava tal “promessa” aurífera ficava no prejuízo.

Trazendo essa situação para o mundo contemporâneo, principalmente para o mundo da política partidária brasileira, é fácil perceber certa semelhança com o comportamento usual e desonesto de alguns políticos. Geralmente, o candidato carecedor do recebimento de votos “semeia” suas promessas mirabolantes e o eleitor iludido acaba acreditando em tudo o que lhe foi dito e ali “garimpa” todas as suas esperanças.

Atualmente, em razão das turbulências político-partidárias vividas no âmbito do governo central, muitos eleitores desiludidos com a performance de alguns partidos políticos que davam a entender que tinham projetos promissores, estão debandando para outros que estão “semeando” promessas mais vantajosas, anunciando a chegada de bons momentos para todos, já nas eleições vindouras.

Lá, nos estados americanos, as pessoas encontravam algo brilhante, amarelo e pesado chamado "pirita" e meio deslumbradas o confundiam com o ouro verdadeiro. Aqui, os eleitores ora deslumbrados, ora desiludidos tentam encontrar alguma luz no fim do túnel, mesmo que ela não seja tão reluzente, mas acabam encontrando o verdadeiro “ouro dos tolos” nas promessas feitas pelos políticos em evidência que, descaradamente, se auto intitulam como os verdadeiros salvadores da pátria.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui