Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Dormir de touca -- 22/01/2008 - 11:55 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DORMIR DE TOUCA


Minha mãe contava que antes de ir aos bailes as moças de sua época passavam gema de ovo nos cabelos para dar brilho. Depois faziam papelotes para cacheá-los.
A chegada da permanente eliminou a segunda etapa. Cabelos curtos com uma onda lateral faziam sucesso.

Quando eu era criança, as meninas andavam de franjinha e muitas com duas tranças. Marias-chiquinhas também eram comuns, sempre amarradas com fitas coloridas. Lacinhos no alto da cabeça ou um de cada lado faziam parte do penteado infantil. Eu só usava as fitas, franjinhas e marias-chiquinhas não combinavam comigo.

Mais tarde, quando os filmes americanos lançaram o rabo-de-cavalo, jovens do mundo inteiro passaram a ostentá-lo e balançavam a cabeça com orgulho, jogando-o de um lado para o outro. Quem tinha cabelo crespo não conseguia o mesmo efeito. Era o meu caso.

Eu morria de inveja dessas moças e fiquei feliz ao descobrir produtos para alisamento. Submeti-me a suplícios e deu resultado. Mudei de cara, satisfeita.
Minha alegria, porém, durou pouco. De repente, fios vermelhos começaram a brilhar no meu cocuruto. Logo, logo, ia ficar igual à boneca Emília. Mas o que me fez abandonar definitivamente a empreitada é que certa vez, ao lavar a cabeça, um chumaço caiu em minhas mãos. Fiquei apavorada.

Voltei à cabeleira original. Só uma vez ou outra tinha uma recaída. Querendo apresentar-me como todo mundo em dias de festa, utilizava o ferro de passar roupa...

Apareceu, então, outra novidade e eu embarquei nela: a touca. Fácil de aplicar, sem efeitos colaterais. Era só escovar os cabelos para um lado e prender com uma touca de meia. Da noite para o dia mudava-se o visual. Dormir de touca passou a significar para mim algo positivo.

Nem preciso dizer que ficava horrorosa com aquilo na cabeça e inspirava as mais diversas piadinhas de meus irmãos. Entre elas, diziam que se um ladrão entrasse em casa, assim que me visse fugiria feito louco. Isso, quando não se referiam explicitamente ao espantalho...


Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui