Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Veto do presidente do uruguai ao aborto prevalece -- 21/11/2008 - 23:55 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veto do presidente do Uruguai ao aborto prevalece

A Frente Ampla pró-reforma não pôde superar a negativa presidencial

Por Nieves San Martín

MONTEVIDÉU, sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ZENIT.org

A reforma legal para despenalizar o aborto no Uruguai ficou paralisada nesta quinta-feira depois que a Assembléia Geral do Parlamento não conseguiu levantar o veto que o presidente Tabaré Vázquez impôs contra a opinião dos próprios membros de sua coalizão.

Na reunião extraordinária, não se conseguiram os 3/5 dos votos de cada Câmara necessários para levantar a negativa presidencial a uma reforma que havia sido aprovada por deputados e senadores da Frente Ampla, a coalizão no governo que Vázquez dirige.

Tal como lhe permite a constituição, o presidente impôs assim seu veto a uma reforma legal que permitia a interrupção da gravidez em alguns supostos, depois de que, na semana anterior, o Senado, com maioria da Frente Ampla, desse seu apoio ao texto previamente aprovado pelo Congresso dos Deputados.

Na votação nominal, dos 29 senadores presentes na Assembléia (de um total de 31), 14 apoiaram a manutenção da rejeição presidencial e 15 votaram por anulá-la. Dos 90 deputados participantes (de um total de 99), 44 reafirmaram o veto e 46 apoiaram sua anulação.

Só houve dois deputados do governo que apoiaram a decisão de Vázquez e vários parlamentares do governo e opositores se retiraram da sala, entre eles o ex-ministro e antigo guerrilheiro José Mújica, um dos possíveis candidatos «frentistas» para as eleições de 2009.

No Uruguai, cada ano se produzem mais de 30 mil abortos, segundo números oficiais, ainda que a realidade poderia dobrar esse número, tal como assinalam organizações não-governamentais. A reforma estabelece que «no exercício dos direitos sexuais e reprodutivos que reconhece e protege a presente lei, toda mulher pode decidir a interrupção de sua gravidez durante as primeiras 12 semanas» em supostos de penúria econômica e circunstâncias sociais ou familiares.

O próprio arcebispo de Montevidéu, Dom Nicolás Cotugno, recordou a doutrina tradicional da Igreja, segundo a qual quem apóia de alguma forma leis ou métodos abortistas se auto-exclui da comunhão da Igreja.

O arcebispo Cotugno explicou em uma recente reunião com catequistas que o fundamento da oposição de Vázquez à reforma «poderia ser assinado pela Academia Para a Vida da Santa Sé».


ABORTO: ABORTE ESSA IDÉIA ASSASSINA! (F. Maier)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui