Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Rádios comunitárias -- 28/10/2003 - 16:46 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










Pouco se fala nas rádios comunitárias em cursos de comunicação. São alternativas baratas de comunicação para milhões de indivíduos que anseiam por saber o que se passa perto de suas residências.

A legislação brasileira esbarra ainda em melhorar a distribuição deste tipo de veículo, cuja maior função é social, em função dos interesses dos grandes proprietários de conglomerados de comunicação e de políticos, que normalmente são sócios ou concessionários de emissoras com intenção comercial.

As rádios comunitárias enfrentam todo tipo de problema até serem autorizadas pelo governo federal. Desde a perseguição dos empresários até a adequação do uso. Há muitas seitas religiosas que infiltram seus fiéis nas rádios e a função da rádio comunitária não é divulgar ideologia política e religiosa, mas sim informar as comunidades com o máximo de presteza, trabalho social.

É por isso que de vez em quando uma rádio comunitária sofre sanções, mesmo preenchendo as condições exigidas para funcionar legalmente.

Esta semana houve uma reunião envolvendo o Ministro das Comunicações, Miro Teixeira, na qual o deputado federal Eduardo Valverde foi informado que o ministério colocará em funcionamento um Conselho de Acompanhamento da Radiodifusão Comunitária. O deputado vem atuando como interlocutor de diversas rádios comunitárias de Rondônia que aguardam autorização do Ministério para operar. Há pouco mais de dois anos o número de rádios comunitárias no Estado ultrapassava 50, com duas ou três regulamentadas.

A criação do conselho, que contará com representantes da sociedade, é uma das reivindicações da Associação Brasileira de Radiodifusão. Atualmente os processos aguardam muito tempo, impedindo que mais profissionais de comunicação e as lideranças comunitárias possam atuar melhor.

O Ministério das Comunicações também disponibilizará um sistema para o licenciamento de rádios comuni-tárias pela Internet, facilitando assim a vida de qualquer brasileiro que queira dar entrada ou acompanhar os processos relativos a radiodifusão comunitária.

Se houver a tal agilização, os estudantes de comunicação poderiam buscar a experiência nas rádios comunitárias, como forma de completar os conhecimentos teóricos das faculdades. Seria uma forma de buscar a prática com a atitude social, muito carente nos centros de conhecimento superior. As rádios comunitárias são tão importantes quanto as outras.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui