Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->arte é pura arte -- 28/10/2003 - 16:49 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Quando morre um artista os poetas dizem que o céu ficou melhor ou coisa parecida. Não sei se é isso mesmo. Num mundo preocupado em ganhar valores monetários a arte é o que permite um ar melhor. No caso, a morte de um artista deixaria o ar mais pesado, já que a oxigenação dos valores capitais são inadequados para o que se conceitua de bem-estar.

Fiquei triste ao saber da morte de Benvindo Pereira lendo o Diário da Amazônia do dia 23 de outubro de 2003.

Conhecia o compositor e há questão de três semanas enxerguei-o de relance, num ponto de ônibus da avenida Sete de Setembro. Estava com um dos filho aguardando o coletivo.

Magro, não tinha certamente muitas energias para enfrentar a doença que o levou, com falência múltipla dos órgãos. Tomo a liberdade de reproduzir o comentário de Zé Katraca(Sílvio Santos) sobre o artista.

"Aderson Benvindo Pereira nasceu no dia 29 de janeiro de 1949, filho de Antônio Daniel Pereira (falecido) e Ana Benvinda Pereira. O compositor se destacou no meio artístico de Rondônia através de suas composições, inclusive, pode ser considerado como dos primeiros rondonienses a terem músicas gravadas por um grande artista, no caso, o cantor Tom Zé de quem Benvindo foi parceiro.

Dentre tantas composições, Benvindo é o autor da música tema da Banda do Vai Quem Quer no ano de 1.996 "Maria Louca - Estrada de Ferro Madeira Mamoré", também é autor da música "A Ferrovia de Deus" que fala da EFMM na época do lançamento dessa música o compositor declarou que: "Resolvi escrever a letra dessa música em virtude de sempre ouvir dizer que a Madeira Mamoré é a Ferrovia do Diabo quando na realidade ela é a Ferrovia de Deus, pois ajudou e ajuda na sobrevivência de muita gente".

O último trabalho de Benvindo na área de gravação musical, foi o CD "Aurora de Aquário" com 12 músicas voltadas para a reflexão. "Estas músicas de preferência, devem ser ouvidas em ambiente de pleno silêncio para que a pessoa se concentre na mensagem que procuramos passar através das letras e das melodias", declarou o cantor".

Dizem que quem opta pela arte no mundo em que vivemos é um pouco inocente. Foi lá no Cemitério dos Inocentes que Benvindo foi sepultado.

Lembro do entusiasmo de Benvindo com a arte musical. Conversei com ele poucas vezes. Na última falamos sobre um trabalho de Geraldo Vandré que foi lançado a baixo custo por uma gravadora. Benvindo estava pensando em adquirir aquele e outros trabalhos, sempre musicando.

A letra da vida às vezes é bela, às vezes é triste. Quem sabe definir isto? O certo é que Benvindo viveu seus últimos dias buscando a arte na arte da vida. Uma letra paira no ar. O artista deixou letras em busca de paz.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui