Usina de Letras
Usina de Letras
283 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->COELHINO, VIAGEM AO SOL -- 25/03/2005 - 17:09 (Welington Almeida Pinto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COELHINO, EM VIAGEM AO SOL.

26.03.2005 - Welington Almeida Pinto
.....
* HAVIA, NO TEMPO em que os bichos falavam, um coelho extraordinariamente inteligente que vivia feliz na região da Serra da Canastra, bem próxima à nascente do rio São Francisco. Como era um coelho que compunha versos ficou conhecido na região por Coelhino Trovador.
Em dias em que o sol dava sinais que ia brilhar no céu, despertava bem cedinho com um poema na ponta da língua:
Vem, Sol amado,
a Terra iluminar e aquecer.
seus raios quentes e cromados
Fazem a vida bem melhor para viver
Certo dia, Coelhino acorda louco para ver o Sol bem de perto. Escolhe o lugar mais alto da Serra da Canastra e parte animado para lá. Depois de saltitar horas e horas sem parar pelos campos floridos do chapadão, de tão cansado e a visão baralhando tudo à sua frente, tropeça numa raiz exposta de um pé de Araticum, bate com a cabeça numa pedra e cai desacordado. Pobre coelho!... Começa a delirar... sonhando que ia mesmo ao encontro do astro dourado. Mas, em vez de saltar, voava que nem foguete, de tão veloz. Ao se aproximar, cumprimenta o astro-rei todo sorrindente:
- Olá, amigo Sol!
- Olá, amigo Coelhino.
- Que bom vê-lo tão de perto!
- Também estou contente com sua visita.
- Gosto muito do morninho que nos manda quase todo dia!
- É minha função. Levo energia e calor para as criaturas da Terra.
- Só não gosto quando fica muito tempo sem aparecer, principalmente porque chove muito.
- Não gosta das chuvas?
- Bem!... Tenho medo de morrer afogado. Por isso é que torço para ter mais sol e menos chuva.
- Impossível. A chuva é tão importante para vida na Terra como meus raios.
- Ah, é!... Acho que muita água atrapalha a vida dos bichos.
- Até acredito. Porém, água nunca é demais. Sem ela não há vida, a terra não flore. Pelo que vejo, pouco sabe sobre as águas das chuvas!
- Acertou. Sei quase nada.
- São as nuvens que produzem as chuvas – adianta o Sol.
- Legal. Gosto de olhar as nuvens para ver as figuras que formam.
- Elas são muito mais do que isso, são flocos flutuantes de gelo que servem para regar e controlar a energia que entra e sai da Terra.
- É mesmo!... Não imaginava.
- Sabe como elas são formadas?
- Bem...
- Eu explico: através da transpiração dos vegetais e da evaporação dos rios, mares e lagos. A umidade passa do estado gasoso para líquido, congela, e forma nuvens.
- E chuvas? – quis saber o coelho.
- Chuvas!... É simples. Com a força da gravidade os cristais de gelo se precipitam para Terra. Na queda, liquefazem. E se transformam em milhões e milhões de gotas de água para formar essa cortina líquida que se vê da Terra.
Coelhino sorria com cara de quem estava entendendo tudo.
- Santo Deus!... Então aqui em cima flutua um oceano de gelo?
- Isso mesmo!
- Não tem perigo de despencar tudo de uma vez?
- Jamais. Controlo tudo numa boa.
- Quando chove quadradinhos de gelo não é um sinal que pode cair um bloco inteiro?
- Não. Está falando da chuva de granizo. Acontece quando gotinhas de água se congelam novamente ao atravessar uma camada de ar frio.
- Vez ou outra cai uma chuva assim no chapadão. Não tem diversão mais gostosa do que ficar lambendo o gelo que vem do céu.
- Das nuvens.
- E aquela chuvinha teimosa que cai dias sem parar, tem nome?
- Chuva Criadeira. Para molhar bem o solo e as plantas crescerem bem viçosas.
- Tem mais?
- Sim. Anote aí: Ciclonal, Convecção, Relevo e Artificial. Essa o bicho-homem provoca por meios científicos.
- Nossa! Que chuvarada! – admira Coelhino.
- Bom, não é? Para o sucesso do ciclo da água a ajuda dos terráqueos é muito importante, principalmente do ser humano.
- Como assim?
- Ele precisa parar de destruir florestas. Não remover montanhas. Não desviar rios. Não poluir águas potáveis. Não contaminar o ar.
- Cruz-credo!... Uma coisa eu garanto, bicho não faz nada disso.
O Sol franze o carão:
- Huuummm!... Eu sei. O bicho-homem é que gosta de fazer tudo isso. Além do mais, despeja na minha cara toneladas e toneladas de gases para destruir a camada de ozônio que protege o planeta.
- Repito, os bichos não têm culpa.
- Sei disso. Pura estupidez do bicho-homem!... - adverte o astro-rei, recolhendo um pouco os raios.
E continua:
- O homem moderno usa cada dia mais objetos descartáveis. Pior, de plásticos. Pior, de plástico. Depois, vão para o lixo poluindo o meio ambiente.
- É por isso que meus parentes que moram nas grandes cidades, vivem dizendo que os rios estão cada vez mais rasos, sujos e malcheirosos.
- Iche!.... exclama o Sol.
- Mas, tenho uma boa notícia. Cada dia cresce o número de pessoas imitando a ação dos bichos, isto é, preocupadas em proteger a natureza. Não vê que as águas do São Francisco no trecho da nascente é tão limpinha que dá para ver os lambaris no fundo do rio.
O Sol, mais calmo, expande os raios:
- Melhor assim. Mas, na Terra ainda destroem mais do que preservam.
- Uma pena.
- Apesar de tudo, tenho especial carinho pela Terra. Enquanto puder, trabalharei para manter vida na Terra, garantindo a fotossíntese.
- Foto o quê? – surpreende-se Coelhino.
- Fotossíntese. O processo de converter energia luminosa em energia química para alimentar as plantas.
- Que legal!... Então as plantas se alimentam de sol?
- Também.
- E como se dá a fotossíntese?
- Pela reação de três elementos: clorofila, água e gás carbônico.
- Aprendi mais uma...
- Enquanto depender de meus raios terá bastante chuva para você comer folhinhas tenras de capim bem nutrido.
Coelhino levanta as orelhas e suspira:
- Assim fico mais sossegado.
E conclui:
- Então, você é o dono da vida! ...
- Sou dono da luz, do calor e da energia para garantir a vida na Terra, o único planeta dos que orbitam em torno de mim, que tem esse privilégio.
- Ufa!... Que aula!
- Daí por diante, as coisas vão se transformando de acordo com as Leis da Natureza e a inteligência dos homens - completa o Sol, cheio de si.
- Acho que o bicho-homem tem muito que aprender com os bichos, não acha?
- Lógico! Não fique chateado com minha ausência nos dias em que o céu parece estar forrado de camadas de algodão sujo. Nesses dias, estarei jogando os raios em outra região da Terra, para que o ciclo não se interrompa.
- Ah, é! Faço isso no casamento da viúva, como forma de simbolizar o renascimento da fertilidade. Mas, em homenagem ao meu amibo, vez ou outra, vou enviar para a Terra chuva e sol ao mesmo tempo.
- Nossa!... Isso me deixa mais alegre.
- Você é um coelho sabido. Quero agradecer os poemas que recita para mim.
- Uai!... Dá para escutar?
Quando o Sol ia responder, Coelhino recobre os sentidos. O pelo eriçado, ainda sonolento, pensa que nunca sonhou nada parecido. Meio zonzo meio espantado, fica de pé sobre as patinhas traseiras, protege os olhos com a pata dianteira e, com a outra, dá um longo adeus ao amigo Sol, pronto para se pôr. E recita outro versinho:

Adeus Sol querido,
volte amanhã a terra aquecer
E embeleze mais ainda a Canastra
Onde o verde, que é bom, sempre vai ter.

O astro-rei até parece que ouviu. No mesmo instante abre um sorriso brilhante, espalhando raios para todo canto. Coelhino arredonda mais ainda os olhos, exaltado:
- Trem de doido!
Esquece a dor no cocuruto e parte saltitante de volta para casa.

Conquistando a Linguagem
Compreensão do texto

Numa folha anexa:

1) Desenhe o sol:
2) Copie o trecho em que Coelhino caiu, perdeu os sentidos e começou a sonhar.
3) Qual a importância do sol para a vegetação?
4) E para as espécies animais, o sol também é importante?
5) Vamos fazer duas pesquisas. Uma sobre sol e outra sobre família dos Oryctolagus Cuniculus (coelhos).
6) Você conhece outro poema ou letra de música que fale sobre sol? Qual?

Para a Professora:
Reflexão: A Terra insultada, vinga-se dando flores. (Tagore)

* Motivação: Converse com os alunos sobre Poesia. Fale da forma sensível com que é descrito o sentimento. Faça a classe recitar, em coro, os versos do texto.
* Vocabulário: selecione verbetes desconhecidos e oriente a consulta no dicionário
* Educação Ambiental: Explique a importância do Sistema Solar. Fale mais sobre as chuvas, sobre a importância da reciclagem de papel, plástico, mineral e vidro. Ensine maneiras de respeitar e contribuir com o meio ambiente.

Para sabe mais: informações técnicas:

Chuva Ciclonal - características das áreas de baixa pressão em virtude da constante ascensão das massas de ar.
Chuva de Convecção - oriunda do movimento ascendente diurno das massas de ar, freqüente na região equatorial e nas montanhas.
Chuva de Relevo - típica das encostas das montanhas ou escarpas de planaltos, por causa da mais baixa temperatura reinante nos trechos de maiores altitudes.
Chuva Criadeira - aquela constante que todo fazendeiro adora, pois molha bem a terra para as plantações.
Chuva Artificial - resultante da projeção, numa nuvem, de substâncias como iodeto de prata e o cloreto de cálcio, capazes de promover a multiplicação de cristais de gelo ou a solidificação de gotas de água evaporadas.


** PCNs: história de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, certificada pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, conforme ofício nº 39/02, de 22 de janeiro de 2002.
GÊNERO: aventura científica.
TEMAS TRANSVERSAIS: ética: relacionamento de animais e a natureza * Geografia e Ciências: espécies animais e vegetais do Brasil – região da serra da Canastra – fenômenos da natureza.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui