Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A poesia de Ivan Junqueira -- 29/10/2003 - 11:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“A poesia de Ivan Junqueira, um breve contra o comodismo



Lançamento de antologia poética de Ivan Junqueira mostra que a poesia brasileira não vive só da verve, mas ainda cultiva a razão e o mistério profundo de ser ou não ser



José Nêumanne (*)



Caro leitor, se de fato decidiu adquirir o livro Ivan Junqueira, seleção de Ricardo Thomé (coleção “Melhores Poemas”, da Global Editora, 256 pp., R$ 35), é melhor que seja logo informado de que nele não encontrará poemas-piadas nem trocadilhos tratados como se fossem peças de arte ou outros facilitários do gênero. O poeta selecionado não se dá a desfrutes tais nem cultiva essas comodidades: ele prefere o trabalho duro, a pesquisa atenta, a garimpagem paciente, em que a jaça não polui o metal precioso nem a pedra contém imperfeições. Ivan Junqueira não brinca em serviço: domina o ofício como poucos e como raros sabe que a preguiça do estilo é o pai de todos os vícios de linguagem. Suas flores da fala são cultivadas à distância das ervas daninhas e não brotam nos jardins da inspiração, mas na terra seca da erudição. Daí não resulta obra fácil e ele não é um poeta fóssil.



Ao contrário. Ao mergulhar nas trevas dos sótãos em que cutuca os mistérios da morte, do amor e da arte com a vara longa da dúvida filosófica, o poeta carrega numa mão a vela do conhecimento e na outra o fósforo da habilidade no manejo verbal. Dito isso, é bom preveni-lo também, cauteloso leitor, de que Ivan Junqueira pode não ser o único poeta clássico em atividade na literatura brasileira, mas, sem sombra de dúvidas, é o mais equipado para sê-lo e o que melhor realiza a tarefa inglória de depurar no laboratório da língua mais pura o material orgânico retirado da lama das sarjetas com o ácido corrosivo da observação profunda, lúcida e cínica que foi buscar nos mestres, sejam eles habitantes de outros planetas lingüísticos, como St-John Perse, Rimbaud e sobretudo Eliot, de quem é tradutor juramentado e tido como imbatível; sejam patronos do que de melhor produziu a inculta e bela, do fundador Camões a Jorge de Lima, passando por Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e, last but not least, Fernando Pessoa, como Ivan poeta de poetas; sejam outros sócios da confraria dos zeladores de poesia e prosa, tais como Dante Milano, Álvaro Mendes, Leonardo Fróes e Per Johns.



A esfinge e o enigma - Uma relação assim extensa não pode dar ao leitor, a não ser por pressa, a impressão fátua de que se trata de um poeta de pouca originalidade. Qual o quê! Ivan Junqueira é poeta originalíssimo. Em sua estréia, Os Mortos (1956-1964), ele diz a que vem logo na primeira estrofe do primeiro poema, o que dá título à coletânea: “Os mortos sentam-se à mesa, / mas sem tocar na comida; / ora fartos já não comem / senão côdeas de infinito”. Eis um quarteto perfeito na forma e no conteúdo, cuja construção delineia desde logo toda a obra a ser produzida depois, nestes 40 anos que a separa de nós. Aí já está o navegar cauteloso nas águas densas do mistério a um ritmo compassado de remos, que ao leitor é dado mais intuir que ouvir.



Algumas páginas adiante, o leitor atento encontrará em mais uma estrofe inicial, a do poema Signo & Esfinge, o complemento a essa quadra inaugural com outra também fiel ao espírito “eliotiano” do ritmo determinado pelo silêncio como sendo o melhor para a melhor poesia - só que neste caso contendo a definição simples e direta do tema poético e da forma mais adequada de tratá-lo. Ele registra: “Toda esfinge exibe um signo / visível de seu enigma, / embora quem o pressinta / jamais lhe decifre a escrita.” Aqui está em quatro versos a mais exata, et pour cause, não necessariamente a mais precisa, a mais simples, embora não forçosamente a mais fácil de ser entendida, explicação para a disfunção que é em si a função da poesia. Ele diz de outra forma o verso célebre de Pessoa (“o mytho é o nada que é tudo”), que usaria como epígrafe em Rainha Arcaica, de 1979.



Autor de momentos antológicos da poesia em português, tais como o fecho de Elegia Íntima (”Minha mãe chorando no fundo da noite / apunhalou o sono de Deus”), em que faz da memória matéria metafísica sem nunca perder a clareza, ou o de Inês: Indícios (“A ruína que vês, posta em decúbito, / já teve porte e postura, mas súbito / a infanta de si própria se fez pântano”), o poeta, cuja obra foi selecionada e apresentada com desvelo e competência pelo poeta e romancista Ricardo Thomé, é respeitado por sua obra ensaística - e esse respeito é merecido. Mas neste ambiente em que se busca reduzir o estro à verve, é sua obra poética que chega às livrarias para resgatar a certeza perdida de que a poesia pode servir ao mesmo tempo à beleza estilística e à veiculação da angústia ancestral que transforma a vida humana em estrupício, delícia e malícia, esse alternar de dor e gozo que torna o trajeto do berço ao túmulo ao mesmo tempo absurdo e instigante.



Leia, pois, o poeta - que reza “Eu sou apenas um poeta / a quem Deus deu voz e verso” em Prólogo, um dos oito poemas que eram inéditos - antes que a pseudopoesia escatológica nos reduza a lacaios de nossos instintos.



(*) José Nêumanne é jornalista, escritor e editorialista do Jornal da Tarde.



HOJE



A sensação oca de que tudo acabou

o pânico impresso na face dos nervos

o solitário inverno da carne

a lágrima, a doce lágrima impossível...

e a chuva soluçando devagar

sobre o esqueleto tortuoso das árvores



Ivan Junqueira - Os Mortos (1956-1964)”











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui