Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O primeiro dia de aula -- 16/06/2001 - 21:08 (Juraci de Oliveira Chaves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O primeiro dia de aula

De Juraci de Oliveira Chaves


A agitação na rua anunciava que as férias havia acabado.
As crianças alvoraçadas, tomavam todo o espaço da escola. O pátio era pequeno para tantas crianças.
Lá no canto, bem sem jeito todo desconfiado estava o Marquinhos. Era uma pessoínha muito tímida e um tanto desconfiada. Não estava gostando nem um pouco daquela confusão. O lugar completamente estranho deixava-o com saudades de sua casa.
A campainha indicava que o momento de fazer a fila havia chegado mas ele não manifestava desejo de entrar naquela fila.
Não sabia à que lugar levava esse trenzinho, aluno atrás de aluno.
_" E se quebrar a minha sandália ou machucar o meu pé? Lá é que eu não vou. Estes meninos empurrando meu pescoço!..."
Todos entraram e lá ficou Marquinhos, procurando o melhor lugar para sair sem ser visto.
Com os seus cinco anos de idade queria mais era soltar pipa com seu irmão Paulinho.
A Orientadora, tentou levá-lo para sala mas ele "emburrou-se" e não tirava o pé do lugar. Não chorava, mas também não falava uma palavra.
Já impaciente, a ponto de desistir da missão, quando aparece Dª. Marli a professora de sua turma, com um jeito especial ,com um olhar de companheira com uma voz macia consegue arrancar um sorriso do garoto.
_ Vem comigo juntar-se aos amiguinhos que ganhei este ano.
O seu semblante foi ficando mais tranquilo e mais alegre.
_ Vamos para a sala ficar conosco _ ela disse.
Você vai conhecer outros coleguinhas que também vieram pela primeira vez à escola.
_ Eu quero é a mamãe. Ela sumiu...- as lágrimas que saiam dos seu olhos, formavam uma rio pequenino sobre a sua face, indo desembocar na gola da camisa.
_ Mamãe foi para casa esperar você mais tarde com um apetitoso almoço.
_ Mas ela disse que vem me buscar!...
_Virá sim. Vamos esperar lá na sala. Todas as mães virão buscar os seus filhos após a aula. A sua também virá.
Segurando a mão do garoto e conversando sempre, foi levando-o para a sala sem que ele percebesse. Os alunos receberam-no com carinho, oferecendo lugar para sentar.
A tristeza sumiu do seu rostinho , ambientou-se, - e ora vejam! - ele já não queria ir embora na hora da saída.
Dona Marli, precisava correr atrás das crianças, para não haver atraso para os pais. Com satisfação repetia:
- Até amanhã, meus queridos!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui