Usina de Letras
Usina de Letras
293 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Entrevista imaginária com Agnes -- 11/02/2017 - 21:12 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Entrevista imaginária com Agnes

Aroldo Arão de Medeiros

Como Nelson Rodrigues fez algumas entrevistas imaginárias, por que não posso fazer o mesmo? Ele entrevistava num terreno baldio sempre acompanhado de uma cabra vadia, gafanhotos, sapos, corujas, caramujos e minhocas. A entrevista que fiz teve como cenário uma praia deserta em dunas de areia, na companhia dos cardeais, quero-queros, bicos-de-lacre, canários, bem-te-vis, borboletas e flores. Meu plano de ação é mais, mais, digamos, romàntico. Não que eu esteja apaixonado pela moça que entrevistei. Uma moça de quinze anos, loira, olhos verdes, linda.
- Você acha seu nome, Agnes, bonito?
- É lindo. Ainda mais que significa pura, ou dócil como cordeiro. Tem também a história bonita de Santa Agnes, nascida em Roma. Ela foi morta aproximadamente aos 13 anos, por ter recusado o desejo do filho do governante de Roma. Milagrosamente escapou intacta às chamas, sendo assim decapitada. Só fico um pouco triste quando vovó e um tio me chamam de Agnex. Às vezes vem com dois e até três xis: Agnexxx. O sotaque carregado de x decorre do fato de serem manezinhos. O tio, da Ilha de Santa Catarina e a vó, de António Carlos, mas viveu alguns anos na ilha.
As marolas faziam um barulho lembrando música suave que emanava paz no ambiente.
- Você gosta dos seus parentes?
- Adoro o jeito que me tratam. Tenho um tio muito tímido, que sempre me trata bem. Outro não tem filhos e me trata como se fosse a filha dele. Alugava cama elástica nas festas quando eu era criança. É um amor de tio. As tias cozinham bem e tenho até medo de engordar. Todos são ótimos. Uma tia faz doces, bolos, para vender na cafeteria, mas, de mim, nada cobra e traz os melhores quitutes para que eu saboreie.
- E os avós?
- Impossível alguém ter avós melhores que os meus. Sou substituta de primas que já são mulheres formadas e a única genuinamente loira dentre as mulheres. Meus olhos são parecidos com o do vó Hélio. São idênticos aos do meu pai e minha mãe, que é muito mais bonita que eu.
- Você com esses olhos sedutores tem namorado?
- Sou muito jovem para coisa séria. E olha que papai e mamãe me dão uma liberdade desde que cumpra certas regras, que obedeço. Por enquanto os jovens não me atraem pois parecem muito irresponsáveis. Quero estudar, trabalhar, ter um futuro que me realize e deixe meus pais orgulhosos.
- Quais são seus sonhos?
- Ser feliz toda a minha vida. Sei que terei alguns contratempos, mas quero tirar de letra os obstáculos que aparecerem.
- Foi muito bom conversar contigo. Com os olhos da cor da esperança, desejo que consigas tudo o que pretendes. Por mais atribulada que seja a vida. Tudo é possível se tiveres Deus e o amor no coração. Agnes, não "negas" o exemplo familiar que carregas. Conheço teus pais, tios, primos, avós. São todos, sem exceção, exemplos a serem seguidos. Que Deus ilumine o teu caminho.
Explico "negas" entre aspas: porque difere de Agnes somente na posição das letras.
Logo que acabamos a entrevista, escutamos o barulho do Bloco Skentaí. Os pássaros e as borboletas voaram assustados. O vento dissipou os morros de areia e despetalou as flores. Logo em seguida desfilaria o Bloco Rosa. Botamos nosso bloco na rua e cada um foi para sua casa, curtir os parentes.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 349 vezesFale com o autor