Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Seu bicho ... = Tomara ele !... -- 15/07/2005 - 10:56 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A Bíblia fascina-me, não pela religiosidade agrupante que emana em subserviência a um chefe - eu não pactuo com religiosidades colectivas - mas sim pela plenitude de seu conteúdo físico: ali está acumulada a experiência da humanidade em actos, de facto, incontornavelmente repetíveis, todos os dias, desde há milénios.

A trama da Torre de Babel exprime algo de genial inteligência, espécie de aspersão abruptamente múltipla que, por mais que se intente dominar à ordem do raciocínio individual, mais o caos se restabelece e se expande, prova cabal de que o ego humano é indominável face a qualquer avantesma. Das duas, uma: faz-se a torre pela submissão dos corpos à força bruta ou não se faz, e de imediato almas e corpos se deliciam sem necessidade de fazer guerra e reclamar por paz.

Abordemos, por exemplo, a confusão da torre entre indivíduos da mesma língua... Oh... É preferível buscar entendimento num idioma diferente e, então aí, a linguagem gestual é decisiva e sobreleva-se a qualquer pico intelectual. Logo que na linguagem falada, de um lado ou do outro, os indivíduos se entendem, desde logo também a construção da torre começa a mover-se em direcção ao abismo que é o céu. Interessante - né?! - e mais interessante é porque deveras a fatalidade é inevitavelmente real.

Qual pois a solução harmonizante? Não há solução, porque o homem por mais que queira nunca mais consegue ser bicho, embora haja muita gente que, presumindo rebaixar o humano, apenas se ofende em si mesmo: os bichos são seres superiores à palavra. Ninguém duvide !...

António Torre da Guia
O Lusineiro

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui