Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->UBATUBA e as Cônegas de Santo Agostinho -- 26/04/2008 - 11:18 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UBATUBA E AS CÔNEGAS DE SANTO AGOSTINHO


“Des Oiseaux” - os pássaros - era o apelido da minha escola em São Paulo. Na verdade chamava-se Colégio das Cônegas de Santo Agostinho e era mantido por uma congregação de religiosas de origem belga. No tempo em que minha mãe lá estudou só se falava francês. Na minha época já não era assim. Depois da segunda guerra tanto os colégios como clubes estrangeiros tiveram que mudar de nome. O clube Germânia, por exemplo, virou Pinheiros e o Palestra Itália, todos sabem, tornou-se o Palmeiras.

Grande parte das minhas colegas passava as férias no Guarujá ou então “viajava”, quer dizer, as meninas iam para a Europa. O lugar onde eu passava as minhas, e adorava, ninguém conhecia, nem chegavam a compreender bem a palavra Ubatuba. Que vem do tupi-guarani “ybá-tyba” e significa o porto das canoas. É uma cidade do litoral paulista que hoje recebe milhões turistas, principalmente no verão.

Mas algumas freiras conheciam bem o lugar, elas mantinham uma casa naquela cidade. Era a ALA – Assistência ao Litoral de Anchieta – onde desenvolviam trabalhos junto aos caiçaras. Cheguei a cruzar com algumas delas por lá e até ficava constrangida por encontrar-me de shorts, mas elas nem ligavam. Eram freiras “adiantadas”, como se dizia na época.

Dizem que o padre Anchieta escreveu poemas à Virgem Maria, na areia daquelas praias.


Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui