Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->O BEBUM DE SÃO JOÃO DA LAGOA -- 28/08/2009 - 13:40 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todo final de semana, Dona Carmosina abatia um frango para o almoço domingueiro. Se não fosse o prodigalismo do filho, a ave faria fatura na casa onde moravam apenas mãe e filho.

Viúva há mais de 15 anos, ela ganhava o sustento da família, lavando e passando roupas para os mais abastados moradores do antigo povoado Pitinha, que, emancipado, tornara-se São João da Lagoa, uma promissora cidade do Norte de Minas.

Camosina nunca quis outro homem dentro de casa. Homem dá trabalho demais, dizia ela. Custara-lhe muito criar o filho sozinha, até tornar-se adulto, beirando os trinta janeiros...

Era exatamente no dia de descanso da mãe, que Gildásio lhe dava mais trabalho: meses e anos a fio, o único filho que lhe deixara o falecido marido, trazia amigos para comer e beber de graça em casa. “Filho criado, trabalho dobrado”, pensava ela lá com seus botões...

Sem nada reclamar, a mãe suportava os desmandos do filho, para ela, aquele menino tinha sido a grande herança que recebera. “Menino bom, ainda haverá de ser gente na vida...”

Nas primeiras horas de um domingo comum, Carmosina cuidava dos afazeres. Precisava apressar-se, logo os amigos de Gildásio chegariam de mãos vazias e voltariam no final da tarde, de barriga cheia.

Aquele dia, parecia comum como tantos que se repetiam ao longo dos anos, mas não foi! O menino agora, já homem feito, teve um lampejo: “Nem relógio trabalha de graça...quem quiser comer e beber, vai ter que pagar.”

Os primeiros chegados, entreolharam-se. Estavam diante de novo cenário: Numa mesa arrumada na pequena varanda, pratos e copos vazios esperavam os convivas, mas nada lhes era servido: nem bebida, nem tira-gosto.

Impaciente, e, de certo modo, afoito, Miguilim pediu para quebrar uma. Queria beber uma cachaça... o tira-gosto viria como consequência do primeiro pedido.

Como uma cena ensaiada, muitos pigarrearam, sem dúvida, uma confirmação de que outros também queriam molhar a goela.

- E aí, Gil! Não vai sair uma pinga?...

- Tá na hora do amigo colaborar – disse o anfitrião.

Miguilim deu-lhe dois cruzados. Em seguida, outros deram pelo menos um cruzado...


P.S

Fiquei curiosa querendo saber mais desta historia
Enviado por MARIA APARECIDA LAJES BRA (não autenticado*) em 28/08/2009 13:51
para o texto: O BEBUM DE SÃO JOÃO DA LAGOA (T1779563)

RE.

Olá, amiga, obrigado por sua participação!

Estou exercitando a arte de fazer o leitor entrar em cena, participar da história e até ajudar a contá-la.

É uma técnica que consiste em não apresentar o resultado final, deixar por conta do leitor.

Que você acha? Gildásio levou um soco cruzado, ou recebeu pagamento em dinheiro, no tempo em que nossa moeda se chamava cruzado.

Obrigado

Abaços,

Adalberto Lima




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui