Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A covardia de Lula Boeing da Silva -- 11/11/2003 - 17:50 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A covardia de Lula



MÍDIA SEM MÁSCARA, 7 DE NOVEMBRO DE 2003



Daniel Freixieiro Sampaio (*)



Em mais uma de suas viagens, dessa vez para inaugurar terminal de passageiros do aeroporto de Campina Grande, o Presidente da República, em mais um de seus discursos improvisados, disparou: "Cheguei à Presidência da República para fazer as coisas que precisavam ser feitas neste país e que muitos presidentes, antes de mim, foram covardes e não tiveram coragem de fazer o que precisa ser feito."



A verborragia do detentor do cargo máximo da Nação revela arrogância ímpar, algo nada comparável àquele que durante boa parte de sua vida ostentou a imagem de humilde. Conforme suas palavras, Lula diz que foi eleito "para fazer as coisas que precisavam ser feitas neste país". O que seriam tais coisas? Inchar ainda mais o já esclerosado setor público federal, doando cargos públicos para políticos do PT e criando órgãos públicos inúteis só para dar emprego aos companheiros derrotados? Propor uma reforma tributária que resultará em mais aumento de impostos numa sociedade já saturada deles? Propor uma reforma previdenciária que pouco modificará nosso arraigado patrimonialismo e privilegialismo? Fazer viagens inúteis e dispendiosas aos cofres estatais, repetindo atos de seu antecessor, a quem tanto criticou pelos mesmos motivos? Foi para isso que Lula foi eleito, ou essas e outras atitudes apenas revelam que ele e o PT não possuíam programa de governo, e, no poder, apenas se mostram uma versão piorada de FHC?



À ocasião, Lula ainda chamou seus antecessores de covardes, porque "não tiveram coragem de fazer o que precisa ser feito". Esquecendo-se que um dia será ex-presidente, e que seus sucessores também terão vários motivos para criticar sua desastrosa administração, Lula critica os ex-presidentes por não terem feito aquilo que ele próprio não faz! Referia-se ele à questão da seca e da fome que aflige o Nordeste. "A seca é um fenômeno da natureza. A fome causada por ela, na verdade, é falta de vergonha dos homens que deveriam ter a responsabilidade de acabar com esse mal." O Presidente da República parece vislumbrado com o tal "Fome Zero", idealizado para ser instrumento de combate à fome, mas que até agora não passou de mera peça propagandística e de aliciação de eleitores. Até hoje, os políticos não resolveram o problema da fome no Nordeste, e certamente não será Lula que o resolverá. O discurso de Sua Excelência, além de revelar sua visão socialista de mundo, em que cabe aos burocratas acabar com os males que afligem a humanidade, incentiva as pessoas a esperarem que os políticos resolvam seus problemas, e não elas próprias. As comunidades pobres do semi-árido nordestino, que sofrem com a problemática da fome e da seca há tempos, em vez de se sujeitarem ao discurso demagógico e populista de Lula, devem arregaçar as mangas e, tendo por meio a cooperação e por fim a prosperidade, buscar elas próprias a superação das adversidades que assolam a região. No longínquo ano de 1880, quando da construção do Açude de Cedro, em Quixadá, Dom Pedro II já dizia: "Venderei a última jóia de minha coroa para que nenhum nordestino morra de fome!" De lá para cá, foram criados vários órgãos públicos - DNOCS, SUDENE etc. - destinados a combater as secas e a fome no Nordeste, e o que se viu foram poucas ações concretas, mas muita corrupção. O povo, que seria o beneficiado por aqueles órgãos burocráticos, acompanhou passivo às muitas denúncias de mau uso das verbas. Se órgãos públicos e leis resolvessem problemas, o Brasil seria país dos mais desenvolvidos, e a fome e a seca no Nordeste já teriam sido extintas há tempos.



Os dicionários conceituam covarde como o sujeito tímido, medroso, sem coragem. Pode-se acusar os antecessores de Lula de muitas coisas, menos disso. Covarde, na verdade, mostra-se o Presidente da República, ao não ter coragem de propor as reformas políticas e econômicas que o Brasil tanto precisa, ao ter feito promessas irrealizáveis quando em campanha, ao acusar seu antecessor de tê-lo legado "herança maldita" (ao mesmo tempo que nada faz para solucioná-la), e, principalmente, ao incutir na mente do povo, especialmente nos mais humildes, que devem eternamente esperar que políticos resolvam seus problemas. É isso que se espera de Lula, eleito afirmando que nossos problemas não eram resolvidos por falta de vontade política; para ele, bastaria editar leis e decretos e nossos problemas seriam extintos...



Observa-se, nos discursos de Lula, um tom messiânico. Ele, segundo ele mesmo, veio "para fazer as coisas que precisavam ser feitas". Considera-se o Messias que veio trazer a redenção e a salvação para o povo tupiniquim. Isso é conseqüência de anos e anos em que as esquerdas o protegeram - colocando-o a salvo de qualquer crítica - e mentiram sobre quem realmente ele era, transformando em "estadista", "o mais preparado" e outras qualificações sofísticas um sujeito que jamais se preocupou em estudar nossos problemas. Mimaram-no e bajularam-no demais, e Lula, hoje deslumbrado com o poder, não quer descer para a realidade. Caímos nesse conto-do-vigário, e Ruy Barbosa, de seu túmulo, repete: o Brasil tem os políticos que merece...



(*) Advogado. Correio Eletrônico: danfresam@yahoo.com.br"











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui