Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Retalhos dos Tempos da Guerra Suja -- 12/04/2017 - 10:36 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Retalhos dos Tempos da Guerra Suja

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos I. S. Azambuja
     

Documento escrito por um analista do DOI/I Ex, que somente em outubro de 2016 tomei conhecimento, por acaso:                          


     Os anos que trabalhei lá na nossa família não me fizeram um radical, mas ouvindo uma vez alguém lá do seu setor falando sobre o Cid Queiroz Benjamim,  e depois  também ouvindo a música da Nara Leão  (“Podem me bater, Podem me matar, mas eu não mudo de opinião...”) não penso no burro como falta de conhecimento. Aliás, passei uns doze anos substituindo o JCarlos, que substituiu o “Senhor vai bem?”, e porque já era formado em Português e Literatura e ser formado também em escola fora do Brasil sobre o assunto, acabei passando à condição de analista. 


     E aquelas mesas cheias de tudo, e aquele cofre com livros supimpas, de pouco acesso a muitos, e por ter freqüentado por uns quinze anos as reuniões da SBPC, vi como eles estudam muito e já eram os intelectuais, doutos realmente, e posso falar que conversava com gente competente, entre os quais o Inácio de Loyola Brandão, o Fernando Henrique Cardoso, a Marilena Chauí, o Luiz Pinguelli Rosa, uma categoria de gente que não entrou para o PT, que pertencia a uma intelectualidade que não se confundia com a militância, e que deu o PSDB, e os dirigentes da COPE-RJ, e eu assistia a reuniões do Dr. José Goldenberg e à do Dr. Piva, dos foguetes, que eram profissionais do mais alto nível.  Essa gente via a intromissão das facções de esquerda ou dos gays com indiferença; eram políticos, mas para as políticas relacionadas com projetos da ciência, e eu era analista do nosso Serviço.  


     Eu não tenho preconceito contra os comunistas, acho que alguns são crédulos numa verdade, assim como o próprio Karl Marx também deve ter sido, mas a persistência no argumento errado, a teimosia, é um nó górdio. As militâncias que fundaram o PT vieram em parte das ciências, a opção por um PT de massas foi discutida, pois se eles fossem marxistas os intelectuais não seriam militantes. Foi difícil aceitar a idéia de um PT massivo; foi com ajuda do comunismo infiltrado na Igreja, com a adoção do termo trabalhador, sem limitá-lo ao operário, que era coisa do Prestismo do PCB, e de que se aproveitaram os dissidentes táticos do Partidão, na ALN, na OCML-PO, no MR-8, na APML do B, que nada têm, ou quase nada, de proletários. 


     O PT não é um partido operário, só ficticiamente de trabalhadores, mas a ideologia é marxista com influências de Antônio Gramsci, que foi trazido para a política das esquerdas pela SBPC a partir de 1980.  O Nosso analista de PC do B, não via e nem sabia nada sobre Gramsci, foi o Dr. Gallo quem fez uma síntese supimpa para o nosso antigo relatório, explicando as bases gramscianas. Talvez tivesse deixado de falar sobre o que implicou as mudanças específicas para o caso do Brasil, que é a ideologia do bloco dos intelectuais, mas o resto ele falou tudo que era necessário, sem entrar no modo de construção teórica da compreensão dialética, mas falou e explicou bem a questão da sociedade política, sociedade civil e guerra de posiçõesÉ ele jurisconsulto nesses assuntos, para satisfação nossa que o conhecemos e trabalhamos com ele.


UMA CURIORIDADE:
O dr Gallo, acima citado, é o atual Carlos Ilich Santos Azambuja.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui