Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62177 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->UMA BOA NOTÍCIA! -- 07/09/2009 - 15:26 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ATÉ QUE ENFIM SERVIRAM PARA ALGO



“ (...) Favorito para o asseio dos cubanos, o Granma tem oito páginas (dezesseis às sextas-feiras) e quatrocentos exemplares diários. (...) As notícias distorcidas pela propaganda oficial, não têm credibilidade. Mas o diário é bastante valorizado pela qualidade absorvente do papel em que é impresso e também pelas cores firmes, que não mancham o traseiro de seus, por assim dizer, leitores.

O Granma é ansiosamente esperado por uma fila que se forma a partir das seis horas da manhã. A maioria é de aposentados, que complementam a pensão minguada com o comércio de jornais para uso sanitário. Nas ruas de Havana, cada exemplar é revendido por cinco vezes seu preço na banca. Na falta do Granma, os revendedores oferecem exemplares do Juventud Rebelde (o papel é igual ao do Granma, mas a tinta azul usada na sua impressão desperta suspeitas). Em situação de aperto, há quem utilize o Trabajadores. O semanário sindical é, contudo, desprezado devido a seu papel áspero e à tinta laranja que deixa marcas reveladoras nas mãos e nas roupas das pessoas. (...)

Uma única fábrica produz papel higiênico em Cuba, mas em quantidade insuficiente para a demanda. Até recentemente o produto podia ser encontrado nas lojas especiais, nas quais o preço é cotado em dólar. Apesar de ele custar caro demais para o trabalhador, muitas famílias mantinham em casa pelo menos um rolo para uso das visitas. Mas este ano a maioria das lojas especiais fechou por falta de mercadoria. (...) Por falta de sabonete, os cubanos tomam banho com sabão de coco. As mulheres cortam toalhas para servir de absorvente. Não há expectativa de melhora.(...)

A boa notícia? Não vai faltar jornal.”




(*) Artigo de Duda Teixeira publicado na Revista Veja – edição 2129- ano 42 – no. 36 - 9 de setembro de 2009
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui