Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->VENDA À VISTA -- 24/06/2001 - 01:16 (JOSÉ RENATO DE FREITAS ALMEIDA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Segunda-feira passada eu estava à toa da vida passeando pela cidade, quando alguém me chamou:
- Otaner !! Otaner!!
Era Minutácio, um dentista prático aposentado, desquitado, pai de uma enfermeira. À alguns dias atrás ele havia recebido uma grande quantia em dinheiro, herança de uns parentes distantes. Diziam ás más línguas que o montante era superior a quinhentos mil reais.
Encostei a minha bicicleta e ele veio ao meu encontro dizendo a uma só voz:
- Otaner, me disseram que você é uma pessoa bem informada, que lê muito e sabe das coisas. Preciso de sua ajuda! Como você deve saber, ganhei uma mufunfa e preciso aplica-lo. Quero que você me ajude.
Minutácio era um homem que não tinha a mínima noção do que era Bolsa de Valores, ações, Mercado "Vendido", Mercado "Comprado", dívida externa, reservas cambiais, cotação do dólar, déficit, superávit, Economia Internacional, globalização, Neoliberalismo; essas pequenas coisas que qualquer professor de português tira de letra.
Pensei por um décimo de segundo e disse:
- Senhor Minutácio, uma quantia maior eu tenho que pensar por pelo menos uns dez minutos, para fazer uma boa aplicação. Mas se o senhor quiser aplicar uns dez mil reais, eu tenho uma boa sugestão para o senhor aqui e agora !!
- Tá bom!! Tá Bom!! Aplico dez mil hoje e amanha você me indica o que há de melhor para aplicar o restante.
- Pois bem! Preste atenção! Eu tenho um investimento de primeira. O senhor aplica dez mil e ganhará o bastante para pagar a faculdade de sua filha. Eu tenho aqui neste momento e as vendo tudo por dez mil as seguintes mercadorias: Um palito de fósforo já queimado, para evitar incêndio; um bilhete de loteria já vencido e não premiado, com garantia contra roubo, porque não vale nada mesmo; um monumento público ali na praça da matriz, que não lhe dará despesas, porque a prefeitura faz a manutenção; uma escova de dentes semi-nova, para o senhor escovar as dentaduras, pela metade do preço; um litro de leite com o saquinho furado, já pronto para beber; meia nota de cem reais, que se for roubada o senhor não terá prejuízo pois neste caso lhe darei a outra metade; um dente de leite encontrado no jardim do Elvis Presley, que tem valor inestimável, mas para o senhor eu vendo porque eu sei que é uma pessoa honesta e respeitada; um cheque sem fundos do safado, vagabundo, deputado Zé Gomes. O senhor pode até não receber, mas fica mais fácil arrumar um emprego para a sua filha. É só fazer uma chantaginha !!; e por fim um terreno na lua, livre de impostos, sem vizinhos para pertuba-lo e com uma visão espetacular da terra!!
- Beleza!! Eu sabia que você me ajudaria. Aqui estão os seus dez mil, tudo em notas de cem. Muito obrigado! Obrigado mesmo! Você é legal! Eu sabia que você me ajudaria!!
Peguei o dinheiro e fui correndo ao banco para depositar. Mas aí a coisa pegou. O dinheiro era falso. Chamaram a polícia....
Se a letra não está muito boa é porque a cela em que ficarei pelos próximos cinco anos é um pouco escura!!
Mutunópolis
fevereiro de 1999
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui