Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->COMPARE-SE SEMPRE COM ALGUÉM MELHOR E CRESÇA CONTINUADAMENTE -- 06/04/2000 - 22:56 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Todas às vezes que ouço algum escritor de sucesso, jogador, artista, ou cantor famoso contarem as estórias de suas vidas, sempre surge um momento em que relembram que tinham, quando crianças ou adolescentes, alguém que era o ídolo que desejavam igualar ou superar. Hoje, as biografias de pessoas de sucesso estão sempre entre os livros mais lidos e vendidos, os chamados, "best-sellers".

Por isso mesmo, um dos maiores fatores de sucesso do Senhor Matsushita (National e Panasonic) foi, mais do que criatividade na invenção e patente de novos produtos, sua obsessão e maestria em aperfeiçoar e baratear produtos que já tinham êxito no mercado. Se alguém fazia um produto excelente, Matsushita não tinha o menor preconceito em copiá-lo e melhorá-lo, lançando-o no mercado com preço pelo menos 30% menor do que o concorrente. Esse incrível japonês, criador de um dos maiores impérios empresariais do mundo, muito antes de Bill Gates e dos gurus da Qualidade Total e outras novas "religiões" empresariais, foi o primeiro a ser capaz de entender e de praticar uma estratégia nos negócios em que a alta qualidade e a excelência podem e devem conviver com preços baixos e competitivos.

Isso se alcança com trabalho em equipe e, a começar, com a prática do que os livros chamam de "benchmarking", ou seja, sua disposição em tomar uma outra empresa, outros produtos, reconhecidamente melhores e mais baratos que o seu, para, com base nos exemplos oferecidos, fazer melhor e mais barato do que o seu concorrente.

Por isso é que se diz que, no Século XXI, na Era de Aquário, não se deve perder tempo em criticar ou falar mal da concorrência, mas sim, buscar e verificar, o mais rapidamente possível, em que ela é melhor e então copiá-la, superá-la. Esse estudo comparativo só pode ser feito se estivermos bem informados sobre o que está acontecendo no mercado em que a nossa empresa atua.

Para começar, observe os detalhes do que um de seus concorrente está fazendo e que está agradando o mercado. Tome esse produto ou esse serviço melhor que o seu como padrão. Reuna seu pessoal e convença sua equipe de que o mínimo que você espera deles é que sua empresa chegue ao mesmo padrão observado no outro. Elogie (é difícil mas é possível) o concorrente e desperte no seu time a mesma vontade e disposição que um técnico de futebol usa para vencer um importante campeonato.

Uma das formas de fazer um "benchmarking" adequado e eficaz é listar os pontos altos de vários concorrentes e colocar todos como metas. Afinal, um concorrente pode ser melhor num aspecto, outro em um outro, e assim por diante. Algo assim: vamos adotar a empresa A como padrão de atendimento ao cliente, a empresa B, como padrão comparativo de qualidade de manutenção, a empresa C como padrão de limpeza e organização e a empresa D como meta de faturamento anual, pois queremos ultrapassá-la num prazo possível e previsível. E vamos atrás de saber o que eles fazem, como estão fazendo, para saber o que estão realizando. E vamos agir ainda melhor. Abra-se para ouvir as sugestões de seu time a respeito. Interessante notar que o "benchmarking" pode ser hoje uma excelente técnica de melhoria contínua de nossos serviços, produtos , vendas, faturamento e lucros, não importa o tamanho da empresa. Vale tanto para a padaria da esquina como para um grande grupo industrial ou comercial, fabricante de produtos ou prestador de serviços. Vale até para você ou eu, como profissional ou empresário.

O mundo globalizado e as comunicações on line nos facilitam descobrir facilmente como estão, o quanto faturam e como trabalham os nossos principais concorrentes. O segredo não é mais a alma do negócio, simplesmente porque acabaram-se os segredos. Tudo é conhecido. Tudo está na Internet, nos jornais, na mídia ou nos livros.

O importante é usar esse novo universo de dados e informações em nosso favor.

Compare-se com os melhores. É uma das mais rápidas e mais simples maneiras, hoje, de crescer e ter sucesso. Ou, talvez, de reverter uma situação difícil.



Mário Galvão é jornalista e profissional de RP

O Editor (*)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui