Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Aulas de catecismo -- 12/05/2008 - 23:41 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AULAS DE CATECISMO


Ficou acertado que eu teria aulas de catecismo com Lili, prima de papai que era freira.
Ela pertencia à Ordem das Sacramentinas e vivia no convento. Como religiosa, chamava-se irmã Maria do Carmo.

Durante um certo tempo, todas as tardes eu me dirigia para aquele convento e ela me acolhia na sala de visitas. Só percebíamos o vulto das enclausuradas através de uma treliça

Para dar-me as lições de catequese, Lili abria uma portinhola, deixando à mostra seu rosto redondo contornado pelo hábito creme. O pescoço era coberto por um pano branco e engomado que descia até o peito, como se fosse um babador gigante. Por cima dele, um crucifixo pendurado numa grossa corrente. As mangas de sua roupa eram largas e de vez em quando ela fazia sumir suas mãos ali dentro. Em volta da cintura, usava um cordão branco.

Eu tinha ouvido contar que freiras de congregações que viviam enclausuradas faziam muitos sacrifícios, deixando de comer ou dando-se chicotadas como penitência. Mas Lili não me parecia tão sacrificada assim. Até que era gordinha e bem saudável.

Sentada na cadeira de palhinha, ouvindo a freira discursar, aprendi tudo o que era necessário para se fazer a primeira comunhão. Além dos ensinamentos sobre a vida de Cristo, decorei os Dez Mandamentos e inteirei-me dos Sete Pecados Capitais.

Confesso que decorei tudo direitinho, mas compreender, não compreendia.
Palavras complicadas como “soberba”, por exemplo, eram um mistério. E os mandamentos, então! “Não dirás seu santo nome em vão”, “honrarás pai e mãe”... Nada disto tinha significado para mim.

Tampouco eram esclarecedoras as explicações da Irmã Maria do Carmo...



Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui