Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->O DISCURSO DO SILÊNCIO -- 16/08/2004 - 09:32 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SILÊNCIO

Parece ironia que o filho do Verbo ande calado entre o céu e a terra... Uma grande incoerência que aquele que um dia ensinou a Paz, ande de um a outro horizonte agonizante por ouvir o que ouve, justamente porque o seu nome é o assunto das bocas espumantes dos profetas que permeiam suas moradas entre os lobos e as serpentes...

Porque a verdade da boca desse homem de quem falo está muito mais para o silêncio que para as palavras...

E quando eu disse aquilo que um dia ouvi quando os meus pés caminharam os caminhos não percorridos pelos animais que rastejam o chão, os homens se calaram, querendo dar a entender que era do silêncio deles que eu falava. Mas eu também me calei fazendo do meu silêncio a verdade a respeito deles, e naquele dia me foi mostrado que quando eles não falam, esse espaço (sem som audível) é o que mais há de barulhento nos seus inconstantes corações... Pois que é o silêncio deles senão maquinações?...

Mas o silêncio do meu vizinho (de caminho e coração) é o grito mais alto e expressivo que há no silencioso espaço acima dos céus e dos céus dos céus... E há nele o som bonito, que todos os que um dia imaginam que possa existir tal beleza tentam imitar. E cantam músicas (outra vez feitas) com o nome daquele de quem mais uma vez eu falo...

E quando aqueles novamente me olham, se calam, fazem dos seus silêncios uma cadeia que prende mais que as que já de antemão volteiam e apertam seus corações... E é assim que os seus afazeres ficam outra vez confinados como um aborto entre a angústia e a agonia das trevas em que vivem e que argumentam nos seus discursos barulhentos e vazios dizendo ser a luz...

O silêncio santo de que falo é um descanso significativo de quem sabe que tudo foi concebido está feito em bem feito por mãos que talharam tudo o que de mais perfeito há... Porque àquilo que foi feito não podem ser acrescentadas nem palavras nem trabalhos de homens...

Mas os silêncios daqueles outros é contado como a condenação de todos os ídolos que tem bocas e não falam... E ainda que gritem, as suas palavras são sem valor e o melhor delas há de cair em ouvidos moucos...
Porém falo de um silêncio tão elevado quanto o canto que é entoado dia e noite ao redor do trono mais santo...

Hoje tanto faz eu calar como falar do que sei do silêncio deste homem... Pois ele (o Silêncio) é a própria Verdade e ela triunfará mais cedo ou mais tarde, sendo ou não dita...

E os que conhecem a Verdade silenciam isso em seus corações...
E os que não são, não hão de que verdade eu digo, mas de que homem estou falando...

E a minha resposta é mais uma vez o silêncio...

**
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui