Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Poesias-->DECIDIR... A VIDA !!! -- 16/04/2000 - 01:19 (Henrique José Castelo Branco) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A sabedoria popular diz que isso se faz com a cabeça. Meu SER diz que não... E preciso razão, mas para as decisões mais difíceis e mais pessoais é necessário o aval do coração. Não podemos deixar essa responsabilidade para algo que não pulsa. Somente algo vivo, pulsante e que emana emoção pode nos ajudar a decidir.

Quando e que sabemos que uma decisão desse tipo já foi tomada ?

O processo de toma-la e meio obscuro, meio sem começo, meio e fim... não e racional e geométrico. E algo amorfico, algo interior, algo que se relaciona com nosso estado, nosso sentir, nosso momento.

Sei que no começo, ficamos mexidos, ficamos perdidos, ficamos estranhos, empolgamos com soluções e ao mesmo tempo as evitamos... e muito confuso e angustiante.

Passado um tempinho, as coisas evoluem, a percepção mais concreta da situação vai acontecendo, inicia-se uma paz interior e dela momentos mais claros de pensar e sentir.

Mas permanece a pergunta: Quando vem a decisão ?

Vem dessa paz, vem da reflexão sobre o que a emoção diz de cada caminho disponível, e um pulsar de cenários, onde se avalia as perdas e ganhos, se checa os objetivos de vida, se checa o que se deseja da vida e o que aqueles caminhos tem a ver com isso... e muito doido. Muito complexo, muito reflexivo e emotivo. Mas não pode ser forcado, tem de ser acontecido. O dar tempo ao tempo, ajuda a sedimentação das variáveis, o acalmar do coração e o clarear do horizonte... fazendo acontecer a decisão. Sei que tudo isso e um processo de auto-crescimento. Tem de acontecer, tem de ser vivido, faz parte do ser uma pessoa que se conhece, que se valoriza e que não esta na Terra a passeio ou esperando a próxima vida para ser feliz. Vem do saber que esses momentos são difíceis, mas que são ricos e férteis e que são neles que conseguimos obter algo que tanto desejamos...

FELICIDADE !!! Só podemos ser felizes trilhando plenamente a vida que escolhemos e fluindo dentro dela com toda a energia de se viver plenamente, não deixando para viver no futuro o que tem de ser vivido no aqui & agora.

Agora, e bom ter em mente que depois de toda decisão vem uma MUDANCA. E dentro de toda mudança vem um processo de assimilação das PERDAS e GANHOS. Vem um processo de adaptação e busca de novos paradigmas. Vem um viver novo, dentro de um caminho escolhido e muitas vezes ainda não vivido... novo, fora da trilha antiga, fortalecedor das inseguranças, das inquietações das duvidas com relação a decisão tomada... Serão tempos de instabilidades, tempos de oscilações, tempos de prazer e dor simultâneos, tempo de segurar a onda e seguir, mesmo que toda a correnteza da vida seja contra, mesmo que todo o corpo e subconsciente peca para voltar ao antigo viver, mesmo que a razão de ordens para parar ou voltar... Hora dos amigos, dos amigos de verdade aparecerem e fazerem sua parte. E o momento do carinho, do colo, do cafuné... hora do DAR FORCA. Esse será o combustível que trará a serenidade e a efetivação do novo caminho, ou mesmo a percepção verdadeira de que alguns pressupostos que levaram a decisão eram falsos ou diferentes do que se achava deles e que o melhor a fazer e tentar voltar atras - algo nem sempre possível.

Mas você sabe o nome disso tudo que escrevi ? Chama-se VIVER !!!

E como a vida não e de dar muita moleza, ela geralmente nos traz tudo isso nos momentos mais inoportunos, mais cheios de complicações e recheado de variáveis incontrolaveis... E um teste para sabermos se somos verdadeiros GUERREIROS ou apenas aprendizes de PACATOS.

E pergunto a você: Você tem vivido a plenitude do seu SER ? Você já se conhece o bastante para perceber o que você esta fazendo nessa vida ? A sua vida atual esta de acordo com isso tudo ? Suas potencialidades estão sendo usadas ? Seus objetivos estão claros e sendo buscados ? Você se define como GUERREIRO ou como PACATO ?

Aproveite o fim de ano, hora da contabilidade, e veja como esta o seu passivo e seu ativo. Veja se a vida que você vive esta acrescendo patrimônio ou dilapidando o seu SER. Pense nisso, só você pode faze-lo. Faça-o AGORA !!! ou então, mude logo pra Pacatolandia e seja infeliz para sempre !!!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui