Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Lembranças de ti, tu, de Tubarão -- 02/06/2017 - 10:28 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lembranças de ti, tu, de Tubarão

Aroldo Arão de Medeiros

Sou de lá, não sou de cá. Se fosse daqui não teria lembranças de lá. Como sou de lá, de Laguna, lembro-me das férias passadas com meus primos em Tubarão, no Bairro Oficinas. A casa de meus tios, à Rua Princesa Isabel, era próxima a uma ponte pênsil, de arames, para pedestres. Dia desses, passando pelo bairro, deparei-me com a citada rua e então tive a certeza do nome. Dizem que as pessoas quanto mais envelhecem, mais se lembram de coisas passadas há mais tempo. A casa com devidas paramentações novas, está no mesmo lugar. Qualquer um pode dizer e aceitarei: Não, só faltava ela ter saído dali! Meus olhos não se encheram de lágrimas, mas deu um nó na garganta.
Quando era garoto e passava as férias com meus primos tubaronenses deslocava-me de Laguna até a Cidade Azul de trem. Hoje, existem passeios turísticos mensais nas locomotivas Maria-Fumaça pela Ferrovia Teresa Cristina, ligando as cidades de Imbituba, Laguna, Criciúma e Urussanga. Fiz um desses passeios com a família, mas não é a mesma coisa. Antes, divertia-me dentro e fora do trem, quando chegava na casa dos primos queridos.
Jogávamos futebol e o pouco que aprendi foi com três primos que eram craques, um de Tubarão e os outros dois de Imbituba. O de Tubarão, primeiro cobriu a pele com a camisa do Hercílio Luz de Tubarão, depois a do Guarani de Campinas, São Paulo e por último do Avaí, de Florianópolis. Desculpem se a ordem não estiver correta. Antes de iniciar a carreira nos campos ocupou as quadras de ginásio de esportes. No futebol de Salão, ele foi "o cara" e integrou o elenco dos Garotos de Ouro de Tubarão e fez sucesso junto com Renato Sá. Este último foi destaque do Avaí, Botafogo e outras esquadras de futebol. Chegaram a ser campeões de futsal, nos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Um de Imbituba teve, digamos, mais sorte, jogou no Flamengo e foi campeão Mundial. Já o outro, seu irmão, foi chamado ao céu bem cedo, não podendo integrar nenhum time famoso.
Lembro-me também que tínhamos que ir à missa no domingo para só depois podermos brincar.
íamos ao cinema que, se não me engano, se chamava Cine São José, assistir à sessão matinê, onde timidamente paquerávamos as moçoilas.
Para quem não sabe, Tubarão é um município brasileiro localizado no sul do estado de Santa Catarina.
O nome do município deve-se ao rio Tubarão, que em tupi-guarani era chamado Tubá-Nharó, "pai feroz". Outra versão corrente relaciona ainda este nome com o de um cacique muito influente que habitava a região.
Em 1974 o município foi atingido por uma catastrófica enchente. Causou a morte de aproximadamente 200 pessoas e desalojou 60 mil dos 70 mil habitantes.
Hoje é uma cidade grande. Eu já estou na casa dos sessenta e de ti lembro-me com saudades.
És Tubarão, és Cidade Azul, e sempre terás, além dos leoninos, os ferrinhos em teu coração.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 71 vezesFale com o autor