Usina de Letras
Usina de Letras
11 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESCRITORA DE GURUPI É DESTAQUE NA ITÁLIA -- 15/11/2003 - 17:50 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A produção literária da escritora Ednéa Rezende recebeu o reconhecimento da crítica especializada na Itália, tanto que ela foi convidada para ingressar na Academia Internazionale “II Convívio” di Poesia, Arte e Cultura, fica em Castiglione di Sicília. Ednéa Rezende é titular da Academia Gurupiense de Letras e autora do livro de contos “Retalhos”, publicado em 2001 pelas Edições AGL.



Nascida Ednéa Amâncio da Silva (depois, Rezende, nome de casada) em 04/01/1941, em Casa Branca (SP), a escritora reside em Gurupi há mias de 20 anos.. Participou com destaque de vários certames literários como o Concurso Literário Nacional de Contos, promovido pela DGF Editora, de Ibirité (MG), onde obteve a primeira colocação com o conto “Suave Manhã”, enquanto que outro conto, “Novas Esperanças” também de sua autoria, ganhou o prêmio de edição. Ambos trabalhos foram publicados na antologia “Conta Brasil – 1993”.



Nesse mesmo concurso realizado em 1995, ganhou o prêmio de edição com os contos “Castelo de Areia” e “Ouvindo estrelas”, estando publicados na antologia “Conta Brasil – 1995”. Ganhou ainda menção honrosa no Concurso Permanente de Contos Cyro dos Anjos – 1995”, promovido pela Academia Montesclarence de Letras, com o conto “Reminiscências”. Têm ainda trabalhos publicados no “Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi”, edições de 1998, 1999 e 2000.



A escritora disse que se sente gratificada pelo reconhecimento de seu trabalho além fronteiras e que o convite para ingressar numa Academia de Letras na Itália foi uma surpresa inesperada, já que nos textos que produz sempre se utiliza de uma linguagem simples, acessível a qualquer leitor. Porém, foi essa peculiaridade na literatura de Ednéa Rezende que agradou a os críticos literários italianos.



-------------------------------------

Publicado no jornal “Folha Popular”, de Palmas(TO), edição de 14/11/2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui