Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->027 – Eu quero ser Juiz -- 16/11/2003 - 09:16 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
- Pai, já sei o que vou querer ser quando crescer.

- Oh, Filho, que bom! E o que vai ser ?

- Juiz.

- Juiz de Futebol! ? Nem pensar. Eu não quero ser xingado de corno, por tabela.

- Não entendi?!

- Já pensou, você sendo “reverenciado”, num estádio lotado, como filho de uma prostituta ? Eu como seu pai e, por conseguinte, marido da mesma, só posso ser o quê ? Nem pensar!

- Acho que o senhor está viajando na maionese ! Não é esse tipo de juiz que eu quero ser.

- Então é juiz de Programa de Calouros ? Bom, até vai, mas só se for da Televisão, que eles pagam bem e você acaba ficando famoso. Se for em Rede Nacional então, nem se fala! Agora vê se coloca somente músicas de categoria, MPB, Forró Pé-de-Serra, Seresta... Nada daquelas músicas pula-pula da Bahia e muito menos do nível da “Eguinha Pocotó”.

- Pai! Tem nada a ver! Eu não quero ser juiz na Televisão ...

- No Rádio é que não dá. Ninguém patrocina mais este tipo de programação, aliás, nem essa e nenhuma outra. A verdade é que o rádio nacional está morrendo. O Sergipano então, só sobrevive às custas de alguns abnegados voluntariosos. Ah, como era bom antigamente. A gente já acordava com o radinho ligado, ouvindo música, escutando as notícias ou até mesmo ouvindo as rádio-novelas, imaginando cada cena e ...

- Pai! Não delira. Não é nada disso

- Não vai me dizer que é juiz de Animais de Raça ? Não vou permitir é muito perigoso. Vai que um cachorrão daqueles fica com raiva porque não ganhou a Fita Azul e resolve tatuar com os dentes, uma lembrancinha bem lá no seu “traseiro”, tipo: “Sou Pluto, porque sou filho da Pluta”; ou então, que um “gato de madame”, frustrado por estar ridiculamente vestido ou revoltado por ter sido precocemente castrado, resolve escrever na sua cara, com suas unhas afiadas, um desabafo revoltoso pra Sociedade Protetora dos Animais.

- Pai! O meu tipo de juiz é muito melhor.

- Ah, seu sabichão, agora eu saquei. Você quer ser juiz de Concurso de Beleza. Excelente idéia. Ficar examinando aqueles “mulherão” desfilando de maiô... agora deve ser de biquíni. Aqueles “coxão”! Aqueles “peitão”! Aquele bun..., quer dizer, ancas! E ainda ser pago pra isso!

- Não, Pai! Não é nada disso! Não é isso que eu quero pra mim.

- Não gostei “nadinha” da ênfase dessa sua negação. Só não vai me dizer que você quer ser juiz de Moda, que eu te dou uma “bifa” e te ponho num colégio Interno... de padres... Pensando melhor, tira os padres, deixa somente o colégio interno.

- Pai! Eu quero ser Juiz de Direito.

- Deus seja louvado! Que susto que você me deu. Pensei que você fosse ... Deixa pra lá. O que interessa é que você escolheu uma ótima profissão, mas saiba que vai ter que estudar muito pra chegar lá.

- Mas no final, vai valer a pena e eu já tenho os meus planos traçados.

- No início, você vai se formar advogado e já deverá conhecer a Legislação muito bem, para procurar nas brechas da Lei, o melhor caminho para sair vitorioso ...

- A Georgina do INSS, já me ensinou como fazer.

- ... passado alguns anos de experiência, estudar ainda com mais afinco, para prestar concurso para Juiz e assim tornar-se um cidadão respeitável, honesto e exemplar para toda a população...

- O juiz Lalau já me mostrou como.

- ... depois, passar no concurso para Juiz Federal e aí ...

- Aí, o senhor chegou aonde eu queria. Ser Juiz Federal ! Poder mandar e desmandar. Usar a Lei em meu favor. Usufruir as prerrogativas inerentes ao cargo. Vender sentenças por altas somas de dinheiro e, se por uma acaso da fatalidade for pego, ter como castigo a terrível pena de me aposentar forçosamente, com vencimentos, é claro.

- Esse é o meu Garoto!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui