Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62177 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Ai, que preguiça! -- 25/05/2008 - 23:49 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AI, QUE PREGUIÇA!


Nos tempos em que se viajava de trem, o Jardim da Estação era bem movimentado. Pessoas iam esperar os passageiros que chegavam. Gente bem vestida, com malas e bagagens, embarcava para o Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo...
No começo do século passado aquele era o jardim onde a sociedade taubateana se encontrava. Senhoras elegantes, carregando sombrinhas, sentavam-se embaixo das árvores. Homens engravatados ali discutiam política.

Bem cuidados, alguns canteiros apresentavam buchinhos e outros, flores coloridas.O prédio da estação, em estilo inglês, dominava o ambiente.
Da porta central descortinava-se a mais importante rua da cidade. Ladeada por palmeiras imperiais, como imponente passarela, conduzia o tráfego de charretes, fordecos e pedestres até o centro.

Dizem que ali também foi o cenário de acontecimentos escusos, na calada da noite. Como a parada do noturno, vindo do Rio, acontecia em horário tardio, armaram uma emboscada para um político atuante na época, que chegaria da capital federal. Descoberta a cilada, seus correligionários trataram de avisá-lo, e ele, então, não desembarcou, seguiu no mesmo trem para São Paulo. Seus companheiros desceram e tiveram um embate corpo-a-corpo com os inimigos. Parece que a luta foi feia.

Anos mais tarde, o jardim foi remodelado e ali criado um minizoológico. Araras faziam um barulhão, macaquinhos, em macaquices, empoleiravam-se nas árvores. Peixinhos nadavam no lago. O público infantil beneficiou-se com a mudança. Durante o dia muitas mães levavam os filhos para lá brincar.

Nós o freqüentamos bastante. Correndo pra todo lado, divertíamo-nos com os macacos pendurados pelo rabo, com as vozes esganiçadas das araras, com os peixinhos pulando pra pegar o pãozinho...

A principal atração - o que mais nos prendia a atenção - era um animal esquisito, até feio. Ele ficava encarapitado nos galhos de uma árvore. E como dormia bastante, fazíamos barulho para acordá-lo. Ao despertar, iniciava a ginástica matinal: esticava demoradamente cada uma das quatro patas. Depois, movia-se com bastante lentidão, galgando os galhos em câmara lenta, na maior demoração. Achávamos engraçado e ríamos à beca.

O bicho-preguiça contrastava enormemente com a agitação das crianças.



Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui