Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Quem matou a Maria? -- 05/02/2002 - 16:09 (Thiago de Oliveira Domigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem matou a Maria?



"Quem matou a Maria ?" foi o tema de uma dinâmica realizada pela professora Mariana Klaes, disciplina de Política Internacional I, na 6º fase do Curso de Relações Internacionais da UNISUL. Foi distribuído um texto que continha as informações de um assassinato, mas não eram precisas e permitiam diversas interpretações. O objetivo da dinâmica foi mostrar como muitas vezes nós somos parciais, generalizamos as informações, interpretamos e julgamos uma situação em que não temos pleno conhecimento dos fatos.

Hoje me surpreendi ao ligar a TV e ver o espetacular atentado terrorista aos EUA. Acompanhei na Globo e o mais interessante foi ver os repórteres da emissora fazendo a cobertura de um caso onde, apesar de toda a atenção mundial, tinham raras informações oficiais e várias especulações disponíveis. Primeiro disseram que em uma das torres do World Trade Center tinha cerca de 450 escritórios de multinacionais. Mais tarde já eram mais de 650. Falaram que tinham umas 10.000 pessoas nas duas torres. Depois esse número passou de 40.000 e durante o "Jornal Hoje", em uma reportagem editada, falaram em cerca de 60.000. Foi exibida a imagem de alguns palestinos comemorando o ocorrido e foi dito o seguinte pela jornalista Ana Paula Padrão: "o povo palestino em todo o mundo comemora o atentado".

Sobre a quantidade de pessoas dentro dos prédios, a página do Clarín (Argentina - 13:20h) trouxe a seguinte machete: "Confirman que en las Torres Gemelas había 20.000 personas en medio de las explosiones". Mas a própria reportagem afirma que o número de especulações é imenso e cita os que falam por ex. que foram 1.000 mortos. A página em português da CNN, em reportagem publicada às 18:18h, foi mais cautelosa: "Uma certeza que se tem é sobre a capacidade dos prédios: 50 mil pessoas."

Seguindo a onda das explosões e louco para comentar a novidade com alguém, logo tratei de ligar para a minha irmã lá no interiorrr de Minas e dar uma "pequena" ênfase no caso:

- Você viu o que aconteceu nos EUA?

- Não, nem liguei a TV hoje.

- Corre, ligue a TV para vc ver o maior atentado terrorista da história do planeta ! Explodiram Nova Iorque !

Ela correu e ligou a TV:

- Nossa Thiago ! É o fim dos tempos !

- Não é não ! São só alguns terroristas.

Às 11:36h recebi um boletim do "ALFA" do Grupos.com dizendo o seguinte: "Maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos choca o mundo. Governo americano ainda tenta conter novos ataques. Congresso americano atacado por outro avião. Torre da Sears, em Chicago, também. Departamento de Estado sofre ataque com carro bomba." ... "Um choque só comparável ao ataque de Pear Harbor, com a autoria assumida (mas não confirmada) pela Organização para Libertação da Palestina -- informação da Reuters. Mesmo assim TODAS as facções palestinas negam a autoria do atentado."... "Afeganistão pode ser o alvo dessa guerra. Yasser Arafat poderia estar envolvido."

E assim cada um lê, interpreta do seu jeito e repassa a informação que quer. O atentado nos EUA é igual a história da Maria. O mais interessante é que a imprensa martela nos suspeitos que ela está acostumada a noticiar. Lançam especulações dos possíveis terroristas, números de feridos, mas ninguém tem condições de dizer quem matou a Maria.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui