Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Nélson Rodrigues e o futebol -- 20/11/2003 - 19:38 (Leila S.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O escritor e jornalista brasileiro, Nélson Rodrigues escreveu, como todos sabem, peças teatrais que na sua época causaram enorme polêmica e foi muitas vezes alvo de acirradas críticas e reprimendas por parte das senhoras e senhores mais moralistas e conservadores. Aliás, ele foi vítima não só dos conservadores, foi incompreendido tanto pela direita quanto pela esquerda e às vezes até mesmo pelos amigos que achavam que ele estava indo longe demais. Foi chamado de « tarado » e ele mesmo se auto nominou de « anjo pornográfico » que é o nome da sua biografia, escrita por Ruy Castro.



Nélson escreveu a respeito do seu teatro “Morbidez? Sensacionalismo? Não.E explico: a ficção, para ser purificadora, precisa ser atroz. O personagem é vil para que não o sejamos.(……)Para salvar a platéia, é preciso encher o palco de assassinos, de adúlteros, de insanos e, em suma, de uma rajada de monstros. São os nossos monstros, dos quais eventualmente nos libertamos, para depois recriá-los.”



Além das famosas peças Vestido de noiva, Amulher sem pecado, Perdoa-me por me traíres, Bonitinha mas ordinária, para citar só alguns dos títulos mais conhecidos dentre as dezessete peças, algumas das quais transformadas também em filme como Meu destino é pecar, Toda nudez será castigada, A dama do lotação, etc, Nélson Rodrigues escreveu ainda romances, contos e crônicas e fez televisão.

Hoje ninguém contesta o seu talento ou hesita em reconhecê-lo como o “gênio do teatro brasileiro”.



Entretanto, o clima de copa do mundo, faz emergir o outro lado de Nélson, aquele que era apaixonado pelo esporte brasileiro por excelência e que sobre esse esporte escreveu À sombra das chuteiras imortais, crônicas que são uma declaração de amor ao futebol brasileiro.



Não só Nélson mas toda a família Rodrigues era apaixonada pelo futebol e seu irmão, Mário Filho fez do futebol a sua profissão. Não, não era jogador, era jornalista esportivo e foi o responsável por uma verdadeira revolução no modo de escrever sobre o futebol no Brasil. Ele iniciou sua carreira em O Globo, onde era responsável pela página de esportes e depois criou o seu próprio jornal Mundo Esportivo e desde então o esporte foi o seu mundo. Escreveu toda a história do futebol brasileiro “Histórias do flamengo” 1946, “O negro no futebol brasileiro”, 1947 e outros.



Voltemos ao Nélson. Ele foi o primeiro a chamar Pelé de Rei numa crônica escrita em 1958 « A realeza de Pelé » quando este jogador tinha apenas dezessete anos. Escreveu Nélson Rodrigues a seu respeito « Ponham-no em qualquer rancho e a sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor. O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma ». E ainda, na mesma crônica sobre a segurança de Pelé, escreve « E acaba intimidando a própria bola, que vem aos seus pés com uma lambida docilidade de cadelinha ». Em outra crônica, “O Eichmann do apito”, sobre o jogo entre Brasil e Chile na copa de 62, em que o Brasil venceu de 4x2, Nélson Rodrigues escreve entusiamado « Feliz do povo que pode esfregar um Garrincha na cara do mundo ! »

leilasilva100@hotmail.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui