Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->Nono mandamento -- 25/08/2017 - 21:29 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos







Pecador... Tu és o relógio atrasado do santo ofício.
—Nosso idílio morreu.
— Não gostaria que fosse verdade, mas negar uma verdade é mentir.
— Então, por favor! Afasta-te também de Chanana. Talvez te pareça fácil dizer saia de cena, mas, a maquiagem penetrou minha alma como óleo dos catecúmenos.
— Chanana tem idade de ser minha mãe!
— É por isso mesmo! Ela se parece muito com dona Leide.
— Ela parece com minha mãe ou eu me pareço com teu pai?
— Não respondo por Freud.
— Tens vocação ao sacerdócio, mas esbarras na carne. É preciso que corpo e espírito formem um todo, único e indivisível com os olhos voltados para o céu.
— Tenho um pé no céu e outro no mundo. Desejo ter tua carne em minha carne, pele na minha pele. Neste caso, não tenho livre-arbítrio. Alguma coisa superior à minha liberdade de escolha, domina meu ser. Não consigo controlar.
— Podemos ser apenas amigos.
— Impossível! Preciso repetir que não posso vê-la sem desejar? Não consigo desejar sem tocar?...
Fez uma pausa. Enxugou uma lágrima, e disse com lábios trêmulos: 
— Quando estás comigo, e eu contigo, Deus também aí está.
— Deus não está no abismo, mas é capaz de mergulhar nas profundezas do abismo para resgatar uma alma. Não vês que o anjo da guarda vira as costas, quando me acaricias o rosto?... quando sorve os cristais derretidos que banham minha face?
— As próprias trevas não são escuras para Deus. Se eu subir até os céus, ali o Senhor estará; se descer à região dos mortos, lá O encontrarei também.
— Pecador, pecador! Não vives o que pregas. Por favor, não me chame mais para trabalhar. Não me convide para tuas festas. És carne, simplesmente carnal.
— Isto é a realidade da ficção. Não compreendes?
— E como vou saber, quando atua Ravenala ou Chanana?
— Nunca se sabe. É impossível separar o espírito da carne. Se a carne morre, vivifica o espírito. E o espírito que é imortal passa a habitar esfera superior. Quando isso acontece, só haverá reencontro no juízo final.
— Não te verei mais?
— É preciso evitar situações que favorecem o pecado. “A ocasião não  faz o ladrão, o ladrão se revela, quando a ocasião é favorável.” 
Claro que Ravenala não  se esqueceu de que foi ela quem convidou Robert para escrever um livro a duas mãos.

— Não insistas comigo para te deixar. Posso ir para as mais longínquas paragens, mas meu coração estará sempre próximo ao teu.

— Estou em  conflito com o nono mandamento. Sinto que  Androceu procura o momento certo para disparar sua flexa no calcanhar de Aquiles.
— Falas como se estivesses com Chanana. Ela é casada. Fica com ela, então! Mas, deixo-te um conselho: “Troque os bens do tempo pelos da eternidade. Ajunte tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não os consomem.
— Desculpe-me por despertar o psicanalista que dorme: “O  homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.”
— Viver no pecado não é ter uma vida normal. Também disse a alma que há pouco evocaste: “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.”
— Não sou Nietzsche nem tu és Freud, mas haveremos de concordar com quem tenha dito: “ A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.
— Sinto-me mais forte quando sou  amada.
— Não decides se quer e não pode, ou se pode e não quer. Deixas-me confuso.
— Quero tua amizade.
–— Não posso ter as duas coisas?
— Não! Ou amarás a Deus e odiarás o mundo, ou terás o mundo e perderás a salvação.
— Mas ainda estou no mundo! O próprio Jesus orou pelos pecadores pedindo que o Pai não tirasse do mundo, mas os preservasse do mal.
— Também oro por ti. Não posso deixar perder-se um homem tão bom. Faça alguma coisa por ti mesmo. Salve tua alma! Quero te ver no céu.
— É para lá que iremos, mas é necessário mortificar a carne. Portanto, não poderemos mais nos encontrar.
—  Nesta quadra da vida, sair de cena é doloroso.
— Et finita trinus.
— O quê?
— Agora é a vez do leitor criar seu enredo, conforme lhe convém.
— Nem tanto! Quero ser lida  por clérigos e leigos, crianças, velhos...Meu desejo é que todos: personagens e leitores, estejam presentes na vaquejada do céu. 
— Continuar a história no céu?
— Quero ser a velhinha da carimbamba, passar de geração para geração.
— É difícil viver ao mesmo tempo duas personagens. Ravenala deve sair de cena. Lembras que manchaste a parede de minha casa com tinta guache?
— Sim! Quando transformava tua garagem em local de festa.
—  Pois é. A tinta saiu com esponja e água. Como na vida, tudo que não tem consistência passa. 
— Gravei teu pensamento, no mais profundo de minha alma: “ Quase longe é quase perto. Quem mora em teu coração, mesmo estando longe, está perto. Isso é quase longe.”
— Que adianta ensinar a voar, se tu não voas? Ensinar a sonhar, se não sonha.  Curas a ferida alheia com a mão esquerda, e com a direita, guarda tuas dores na gaveta.
— Amarás uma pessoa, quando conheceres seu coração. Se nunca te aproximares, ela estará sempre longe, mesmo estando perto. 
***


Adalberto Lima, fragmento de Estrela que o vento soprou.
Imagem: Internet





Adalberto Lima




Enviado por Adalberto Lima em 25/08/2017

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui