Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CLEMÊNCIA. -- 02/04/2010 - 18:16 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CLEMÊNCIA. (Defesa de Sissi)
Ana Zélia

CLEMÊNCIA Magnífico Reitor, para um “Gênio “que ousa dar asas ao que mais ama MATEMÁTICA.

Apaixonada eterna de Einstein, que após ser reprovado na matéria, revolucionou o mundo com suas teorias.

CLEMÊNCIA a um Gênio que aos 23 anos possui em seu currículo vitórias conseguida através do ato mais nobre de um ser, principalmente dos pobres, órfãos, filhos de professores primários que lecionam por vocação, sacerdócio, os ESTUDOS.

Aos 8 anos já cursava a 5ª série do 1º grau, aos 15 anos era aprovada em dois vestibulares, 2º lugar na antiga UA, hoje UFAM e 6º lugar em Engenharia Civil, na antiga UTAM.
Aos 18 anos concluía o curso de Matemática, sendo a primeira da turma.

CLEMÊNCIA a este Gênio que mesmo não sendo especialista em direito, tentou de todas as formas conseguir ajuda do Estado, da Faculdade onde lecionou desde 09.03.1998.
Mesmo tendo 2 anos e sete meses lecionando na UTAM e sete meses na UEA, totalizando 3 anos e 4 meses não lhe deu direito a nada, como náufrago sem ajuda alguma, se debate entre as ondas com duas alternativas, ou morre ou vence a morte.

Desesperada o Gênio apelou á Vossa Magnificência, ao Senhor Governador do estado, aos céus, a Deus...
Última Esperança que nunca lhe faltou, nem haverá de faltar, é Filha dele como todas as criaturas.

CLEMÊNCIA a este Gênio que precisa ter paz de espírito para se dedicar melhor aos estudos sem preocupar-se com os Rigores da lei, que a ameaçam como se bandido fosse e da pior espécie.

CLEMÊNCIA, CLEMÊNCIA, CLEMÊNCIA para o Gênio que tem sobre sua cabeça a Mão Divina e a força de sua mãe, professora primária aposentada que amedrontada por nunca ter saido de sua terra natal, enfrenta um Rio de janeiro violento, hostil, mas com oportunidades negadas aqui.

CLEMÊNCIA finalmente ao Gênio que retornará a manaus com o curso concluído elevando nosso Estado, cidade, povo tão carente de jovens estudiosos, elevando principalmente os humildes, excluídos desta sociedade fria, calculista que humilha, pisoteia, pune seus filhos como se fosse a madrasta.
CLEMÊNCIA ao Gênio que fez renascer das cinzas a tia que pereferia dormir deitada que voltar a exercer a advocacia que obriga os profissionais a dormir em pé, de prontidão, preocupados com as rasteiras, INJUSTIÇAS e nuances da Lei...
(Manaus, 31.08.2003)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nota da autora-

SISSI, é Doutora em Matemática, leciona na Universidade Federal do Piauí, 1º lugar num concurso público, esta é parte de uma defesa feita por mim ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Amazonas, professor Lourenço Braga, à época.

Sissi já tinha especialização em Matemática como aluna indicada pela UFAM, pedira autorização para cursar Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, como na UEA os professores eram contratados, não lhes deram o direito de melhorar seus conhecimentos para o Estado.

Com a ajuda da mãe ela pediu demissão e partiu para o Rio de Janeiro, concluiu o Mestrado, concluiu o Doutorado, retornou a Manaus, submeteu-se a novo concurso para UEA e UFAM, 1º lugar,em ambas as Universidades federal e estadual.

Num Congresso no Piauí, se inscreveu para uma cadeira em Matemática, 1º lugar e não titubeou, está lecionando no Piauí.

Perdeu o Amazonas, a UEA, a UFAM, sua filha e uma das maiores cabeças deste Estado. É este o tratamento dado por certos governantes. Ah! Manaus! Quanto ódio deve ter esta jovem brilhante a este solo pátrio. Manaus, 02.04.2010. Ana Zélia




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui