Usina de Letras
Usina de Letras
210 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARÍSSIMA DEFENSORA DO AMAZONAS. -- 11/04/2010 - 15:33 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARÍSSIMA DEFENSORA DO AMAZONAS

Professor Cloves Goulart Meira.

Rio de janeiro, 31 de agosto de 2004.

À Dra. ANA ZÉLIA DA SILVA

Recebi os vinte exemplares “ Quedas- Tro-pe-ços Um Bom Começo,”, os quais distribui aos meus alunos dizendo o quanto estava embevecido pelo seu alto senso patriótico e profundamente conhecedora deste nosso povo iludido de longas datas, sofredor, pacato, uma vez que qualquer reação de desabafo, qualquer grito de fome, cobrando às enganadoras promessas, aparecem os enganadores com promessas falsas, para acalmá-los, e o povo volta a esperar, esperar, esperar.

“Quanto a revista de nº 28 versando sobre ‘A IMAGEM REFLETIDA NO ESPELHO”, Triste relato de uma iluminada criatura, incansável que de tudo sabia fazer com surpreendente disposição e “poderes dados por Deus”, curava dor de cabeça, dor de garganta, cobreiro, quebranto, espinhela caída” e com tantos poderes no seu dia-a-dia, era para, no final dos seus 90 anos, receber os louros da sua luta produtora e útil aos seres humanos que não souberam e nem tiveram como retribuir sua reconhecida gratidão por tudo que receberam.

Na realidade, tive na família, um caso, não tanto batalhador, quanto ao da senhora sua genitora.

Meu Pai, naquela época, era responsável por todos os hospitais do Estado da Guanabara. Empregou tantos amigos e parentes, pagava escolas dos sobrinhos, primos, emprestava dinheiro, que nunca recebia de volta, sem nunca cuidar dos filhos e esposa. Quando se aposentou, com sua saúde comprometida, viu que seus dias estava findando sem que aparecesse um amigo, parente, para ao menos mostrar uma falsa gratidão. Somente nós: Filhos e esposa, levamos até a sua última morada. Saudosa lembrança que nos deixou, com sua retidão de caráter, única herança que nos deixou e que adotamos com muito orgulho.

Lendo suas cartilhas com seus fabulosos poemas, senti sua profundidade da sua revolta, as quais destaco das que considerei como autênticas verdades:

Página 4- E as crianças de hoje continuam sendo vítimas da mesma história LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA.
E ELAS VIVEM NAS PRAÇAS, dormem ao relento, cheiram cola, buscando no vício o que lhes é negado pela família, Estado............

Página 5= DESPERTA BRASIL! (I)
És o país das promessas não cumpridas, do futuro que não chega, das riquezas saqueadas e dos sonhos amortalhados.

Página 6= DESPERTA BRASIL (ii)
Na grande virada fomos à luta, quanta desilusão. Traídos por discursos treinados décadas e décadas. Greves! Greves! Greves!...

Página 7= A VERDADEIRA REAÇÃO QUE NUNCA CHEGAMOS A TER:
Temos a arma mais potente do mundo o VOTO, que destrona da mesma força que elege.

Página 8= REALMENTE- Quanto mais inculto o povo, menos reclama.

Página 9= E o povo ainda vota porque o político é compadre, é bom, abraça a todos quando precisa dos votos, são os promesseiros sazonais que só aparecem em épocas de eleições. PURA REALIDADE!

Página 10= OS CORVOS (à Amazônia)
Neste item não tive como destacar uma frase, tal verdadeiro extertor de uma alma sofrida, ferrenha, incansável patriótica, em todo o seu expressar.

Mais uma vez, embevecido do seu alto senso patriótico rogo ao Grande Arquiteto do |universo (que é Deus) que a ilumine e lhe dê muita saúde.

Atenciosamente

Cloves Goulart Meira
============================
Nota da autora- O que eu teria a dizer? São palavras de um crítico literário que aplaude, que divisa verdades, este é o meu objetivo.

Não ser ilustre, nem imortal, mas ser uma mulher de coragem, não me atreveria a ser política apesar de preparada para tal, porque tenho vergonha dos maus políticos e os bons são poucos, não cobrem a mancha deixada pelos maus e estes dominam, enganam o povo com migalhas do suor do povo que paga imposto e tudo continua.

Manaus, 11.04.2010 (Ana Zélia)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui