Usina de Letras
Usina de Letras
393 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Encaixotando Helena -- 29/11/2003 - 00:51 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




"Encaixotando Helena"

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Quando a senadora Heloisa Helena, emocionada, chorou ao anunciar sua decisão de votar contra a reforma da Previdência, tinha a noção clara de que seu caminho poderia não ser mais o mesmo do partido que ajudou a construir.



Heloisa Helena chorou porque tem sentimento e história dentro do PT. A senadora possui dogmas que acredita que são transformadoras da sociedade. E aqui não cabe fazer julgamentos ideológicos e sim analisar a trajetória e a formação política de uma pessoa pública. Penso que há coerência no voto da senadora, porque ela é uma pessoa convicta.



Heloisa Helena chorou e declarou ser livre porque sabe que seu futuro político poderá não ter mais a parceria da estrela. Para uma militante que doou parte de sua vida na construção dessa estrela cor de aurora, é emocionante e trágico, e essa provável despedida também nos emociona. Penso que Heloisa Helena já estava chorando de saudades.

Mas a senadora chorou porque tem fibra, é forte, é corajosa e incandescente, pois o fazer político é quente para Heloisa. Todos lembramos que foi a pequena senadora alagoana quem enfrentou o poderoso senador ACM. Heloisa Helena é guerreira.



Nos últimos cinco anos o mundo mudou várias vezes, nós mudamos, mas Heloisa não mudou e continuou firme, sem traumas de consciência e com forte apego às origens do seu pensamento político. Entretanto, o PT mudou e virou governo e percebeu que a administração pública não se faz com bravatas.



Heloisa Helena ficou “presa” aos princípios que nortearam seu caminho pela política e pelo PT. Para muitos ela manteve a coerência. Na atual conjuntura da política brasileira, como sabermos quem está correto? O PT ou a senadora? Apenas o futuro tem a resposta.

Entretanto, foi vendo na telinha o choro da senadora que, macabramente, lembrei-me do filme “Encaixotando Helena”. E custo a acreditar que uma pessoa do seu gabarito poderá ser expulsa do PT.



No próximo dia 13 de dezembro está marcada a reunião do Diretório Nacional que encaminhará o processo de expulsão da senadora e dos demais deputados que não foram disciplinados com as orientações do partido nas votações das reformas. Então, teremos o final desse estresse partidário. Ou Heloisa Helena se afirma como uma das vozes influentes do PT ou sofrerá o expurgo dos membros do diretório. Certamente, dadas circunstâncias, uma decisão difícil.



Acredito que o PT e a senadora estão em uma encruzilhada. Penso que essa reunião consolidará os rumos políticos do partido e “encaixotará” em definitivo alguns preceitos tão caros há bem pouco tempo. E esse “novo rumo” se dará com ou sem Heloisa Helena.







Será que o governo anda mal das pernas?



O seqüestro de Tutankhamon



Um velho amigo petista

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui