Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->É com c de sapo? -- 21/01/2008 - 11:39 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É COM C DE SAPO?


Era uma classe de sétima série, senão me engano. Do curso noturno, em que os alunos são sempre um pouco mais velhos do que aqueles do diurno. Estavam todos concentrados na redação. Coisa rara, o silêncio reinava.
De repente, uma menina levantou o braço e perguntou ingenuamente:
_ Professora, sandália se escreve com c cedilha ou com c de sapo?

Surpresa, eu ainda não tinha tido tempo de responder, quando um vozeirão de rapaz exibido veio do fundo da sala.
_ É com b de burro, sua tonta!

A gargalhada foi geral. Logo aproveitei para dar maiores explicações sobre ésses, cês e cê cedilha. O sinal tocou. Saí dali pensando que todos deviam ter dúvidas, só não tinham é coragem de perguntar.

Anos mais tarde, durante um intercâmbio com professores de Português na Escola Francesa de Lisboa, lembrei-me daquele dia. Eu assistia à uma aula da nossa língua dirigida a alunos franceses, dada por mestra também daquela nacionalidade. Era francesa, mas seu português impecável.
Num dado momento, ela foi à lousa e escreveu a palavra lencinho. Antes de terminar, porém, tascou uma cedilha no c! Eu estremiçi!!!

Achei mais prudente não dizer nada, devia tratar-se de pequeno lapso. Afinal de contas, que diferença faria uma cedilha para aqueles francesinhos - ou françesinhos - ? Nós também não deixamos de acentuar tantas palavras deles? Calei-me.

Hoje acabo de descobrir que em Portugal a cedilha não é usada da mesma forma que a nossa. Lá, lençinho e algumas outras palavras - não sei quais, umas sim, outras não - estão corretamente grafadas assim.

Para diferenciar do ca – qué – qui – có – cu, será que há por lá também o ça – çé – çi – çó – çu ?...




Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui