Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VEZ DO INVERSO- DE ANDRÉ MEREZ -- 03/12/2003 - 13:01 (JOÃO TOMAZ PARREIRA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando no chamado triângulo afro-luso-brasileiro, no terreno co comparatismo literário, as nossas poéticas entram em diálogo, a diversidade do discurso une-se para nosso próprio drama. É que nós, poetas, pedalamos os mesmos «círculos girantes», pedalamos as palavras poéticas alternantes da fala.

Contudo, a escrita poética de André Merez não esconde as raízes de um ritmo próprio, de uma sintaxe e de um falar da brasilidade ( «Deixa, Orides,/Que eu te engulo / Como si engole / Uma verdade.»)

O autor não esconde essa brasilidade assumida, quase dialectal, como não nos esconde, na maioria dos seus poemas que pudemos ler, que guarda « um samba no bolso do colete ».

Tudo isto seria previsível, se a poética de André Merez não fosse o contrário ( o inverso ) do que é convencional.

Tudo nesta poesia de VEZ DO INVERSO, livro inédito, se passa na difícil área dos contextos, do avesso do verso, na plenitude da palavra.

«Agora Agora Agora » é a palavra de ordem do poeta, porque a tarefa deste é trabalhar no tempo,

como sugeria Antonio Machado ( O PAI DO MODERNISMO ESPANHOL), com a plasticidade e a aspereza do «Agora», para que este seja eternamente.

Enquadrar André Merez nesta ou naquela categoria escolar, cronologicamente do Modernismo para cá, passando pelos pós-modernismos procedentes da Geração de 45 (Poesia Concreta, Práxis, Tendência, Poesia-Processo ) pode ser fossilar o poeta.

E um poeta que tem um autêntico falar brasileiro -lembra em alguns versos o Mário de Andrade antropofágico - é tendencialmente poeta de comunicação imediata, vivo, dinâmico, prático, indisciplinado em demasia para «flertes gramaticais».



J.T.PARREIRA ( Poeta lusitano )
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui