Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre o Placar e Outras Vaidades Humanas -- 04/12/2003 - 22:15 (Márcio Scheel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre o Placar e Outras Veleidades Humanas





Não sou assinante, não faço parte do dileto universo usineiro - o Quadro de Avisos -, não figuro em antalogias, não reivindico meu pobre 2x2 ao sol, não discuto com o destino, nem me acho bacana, simpático ou divertido. Em resumo, não transo essas discussões metafísicas - ou seria o sexo dos anjos? - alimentadas e alentadas em ambos os QAs. Não pactuaria com isso, nem fudendo! Mas ficam algumas perguntas, enumeradas, para que nossos gênios de plantão não se confundam:



1 - O que interessa quantas leituras um autor ou um determinado texto podem ter quando a gente sabe, intimamente, que oferecem, eles todos, muitas palavras e nenhumas idéias?

2 - Em que mundo estamos que o vencedor dos cliques, das contagens, dos placares, dos números e das estatísticas é um pseudocaipira, auto-intitulado Jec@, do qual apenas a sábia, ancestral e intelegentíssima Milazul acha graça?

3 - Até que ponto uma criatura decente, digna e inteligente pode levar a sério as controversas discussões sobre o placar e os famigerados índices de leitura?

4 - Como é possível levar em consideração um lugar em que as supostas idéias são lançadas a partir do picadeiro, o que nos faz, humildes criaturas dedicadas a um humilde conhecimento, perguntar quem é o palhaço verdadeiro: nós ou nossos ilustres filósofos do entretenimento ou das idéias geniais, sempre prontas a nos salvaguardar de nós mesmos, de nossa questionável inteligência?

5 - Quando vamos superar essa puberdade eterna que grassa em cada comentário, artigo, frase, verso e prosa?

6- Quando vamos superar essa atitude canastrona que faz com que, alguns, continuem acreditando que o marcador - denominado placar - é o termômetro ideal do bem escrever, do bem pensar - ou seria do bem gorjear?

7 - Que tipo de veleidade move esses espíritos mais desavisados, que andam por aqui a regurgitar seus brados anta-capitalistas, anta-comunistas, anta-liberais, mas que, no fundo, só se preocupam mesmo é com quantos cliques seu textinho bem transado, rebelde, descolado e revolucionário terá?

8 - Que diferença faz a quantidade de leituras, no cômputo geral, se o nível artístico-estético e a validade da maioria das idéias postas a baila em artigos, contos, poesias, redações, cartas, teses-monólogos e nos famigerados QAs continuam mais baixo que, digamos, fiofó de cachorro?

9 - Por que, de repente, eu resolvo me imiscuir (gostaram dessa, não?) e sujar as mãos nessas questões tão polêmicas e essenciais à sobrevida do site? Questões que, vale ressaltar, deixam um odor desagradável na, como diria o ZPA, outrora poética esquina do Usina! Em suma, fedem!

10 - Por fim, uma pergunta: quantos governos, partidos, instituições, universos sociais, situações miseráveis, sistemas econômicos, etc. e tal caíram graças aos sistemáticos latidos que, de quando em quando, abalam as sólidas pilastras desse nosso cada vez mais essencial espaço de convivência e discussão? Sim, porque se contabilizarmos os cliques de nossas mais respeitáveis entidades e levarmos em consideração o inconteste poder de persuasão de suas idéias, daria para por abaixo e reduzir a escombros os frágeis tronos da terra, quer dizer, EUA, Rússia, a Europa toda, China e adjacências.



Quer saber, quem se importa se o mais lido do site é uma herança pernóstica e rediviva de Monteiro Lobato; quem se importa com as mensagens de amor, paz e solidariedade da Milazul, tiradas da folhinha da Seichô-No-Iê, estou certo disso, ou seu cinismo mal dissimulado, a la Ana Maria Braga ou Hebe Camargo; quem se importa com tantos latidos, com essa impostura que contamina tudo e vai fazendo do site um "espaço" para ridículos interregnos (hoje estou gastando o meu latim!); quem se importa com esse medíocre senso de humor - me incluo fora desta, ao menos - que não diz nada, que não tem graça ou leveza que se leva excessivamente a sério. Meu deus, quem se importa?

Quer saber, tenho dito!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui