Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->ACONTECEU NO BAZAR -- 13/07/2001 - 01:41 (odoricoaffonsofilho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cronicas DO COTIDIANO


ACONTECEU NO BAZAR


TINO



O CENÁRIO - A manhã de sábado estava acordando, coberta pór uma chuvinha fina e persistente, daquela que molha até a alma da gente.
A Av. N.S. de Copacabana, o nosso cenário. Horário: 10:30 hs, marcando no relógio promocional situado na esquina da rua Souza Lima.
O asfalto totalmente tomado pêlos carros e o engarrafamento já se estendia até ao Posto 2. O calor de 35o e a chuvinha fina provocava elevado grau de umidade. Os motoristas irrequietos e totalmente parados no trànsito, vociferavam com todos e principalmente com os poucos guardas existentes ao longo da avenida. Gozado não é? É sempre assim. Quando pinta dificuldade eles desaparecem...
Se a situação no trànsito era ruim, nas calçadas, os guarda-chuvas disputavam qual floretes, um lugar ¨ não ao sol ¨, mas debaixo das marquises. Para agravar mais o cenário, vamos citar os camelós com seus tabuleiros de frutas, importados, de um tudo... E a chuvinha danada continuava castigar. Os transeuntes se chocavam com os camelós e entre si e surgiam os empurrões e xingamentos. Uma loucura total. Nem a 5th Ave é tão louca assim.

O BAZAR - A realização do Bazar de Pechinchas é uma atividade dos clubes de serviços. A sua finalidade é, com o material doado pela comunidade, ajudar crianças desamparadas. Cada bairro da cidade possui o seu clube de serviços.
A loja cedida pelo INSS pelo período de trinta dias, (prédios em disponibilidade), a mão de obra, pór voluntários e pelas Domadoras (nome dado as esposas dos Leões, sócios dos Lions Clubes). E o material vinha através da comunidade pór solicitação em cartazes chamativos, estrategicamente colocados. * Sr. Morador! Já reparou como o seu apartamento está abarrotado? Se o material não é usado pór mais de um ano, é supérfluo e está ocupando espaço na sua residência. Esvazie doando para auxiliar crianças necessitadas!
Não podem imaginar a quantidade de material que chegava. Em uma semana, o bazar já se encontrava praticamente lotado.
Haviam especialistas também voluntários em todas as áreas. O artigo chegava era examinado, classificado e seguia para a sua seção. Materiais com grande valor eram as vezes detectados, como livros raros, cadeiras estilo Luiz XV, peças ornamentais, lustres, selos ...

O FATO - Eihh!... Oh Meu!... Tira esta coisa daí !!! - Vou te escrever!...Gritava o guarda.
A coisa a que se referia era o pequeno caminhão que trazia os donativos para o bazar.
Seu Guarda!!! - É material para o bazar!!!
- Tá bem!!! - Mas anda depressa...
Na loja, as jovens senhoras, todas ajudavam, ora limpando, ora selecionando objetos recebidos, ora vendendo.
E as doações continuavam a chegar. Quadros, livros, móveis, sapatos, eletrodomésticos, roupas e até roupa íntima que ia direto para a máquina de lavar.
O entre e sai, o exame da mercadoria era intenso. Examinavam mais do que compravam. Mas, no fim do dia a receita era boa.
Havia um cuidado especial com os larápios que sempre estavam presentes, principalmente mulheres...
Lá fora, a chuvinha enjoada continuava a cair enlameando a loja e molhando os sapatos.
A presença de um senhor de cabelos grisalhos na entrada do bazar, chamou a atenção. Trajava um terno limpo, mas surrado, gravata desalinhada, sapatos sem brilho, aquela figura comum das filas de pagamento do INSS.
Olhava! E olhava de novo! Tomou coragem e entrou...
Moça! Aquela boneca ali está a venda? - É muito cara?
Ele se referia a uma boneca encantadora de porcelana japonesa que se encontrava na vitrine.
- Custa R$ 30,00. Respondeu a atendente. - Mas tem um pequeno defeito na perninha.
A boneca ¨ esboçou um sorriso ¨ como a dizer: - Moço! - Me leva com você!!!, fato tão comum nas casas de crianças desamparadas.
- Não tenho aqui todo o dinheiro! A Senhora não me daria um desconto? - A boneca é para a minha netinha que faz anos hoje.
A Domadora pensou: - A renda do bazar se destina as crianças. Que mal fazer o desconto se a boneca se destina também a uma criança?
- Senhor! Pode levar a boneca pelo dinheiro que tem...
E lá foi ele todo feliz com a boneca para a sua netinha e a boneca, mais feliz ainda pór ter recebido um lar...

2a FEIRA PELA MANHà - Copacabana era um outro dia. O sol já brilhava àquela hora da manhã. O trànsito tranquilo e as pessoas com fisionomias cordiais. Movimento lento mais pela preguiça de uma comunidade ainda semi acordada.
No bazar tudo bem, até que... Olhem quem vem lá! - Que teria acontecido? - Será que a menina não gostou da boneca pór causa da perninha quebrada? - Mas ele está sem o embrulho... - Que teria acontecido?
- Bom dia, meu Senhor! O que houve? - A sua netinha não gostou da boneca?
- - Bom dia, Senhora! - Ao contrário, adorou muito e não a larga pór um só instante!
- Mas não estou entendendo! O que o traz aqui?
- Esta noite eu não consegui dormir com a consciência intranquila. Minha netinha feliz com o presente e eu poderia ter voltado para pagar o restante do dinheiro...
- - Pór favor! Aceite para que eu possa ficar feliz totalmente...
- Aqui está o restante do dinheiro para as criancinhas desamparadas.
- Foi muito difícil conter as lágrimas...
E alguém disse:
Nem tudo neste mundo está perdido... Ainda há amor no coração das pessoas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui