Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->COM A BOCA NA BOTIJA -- 14/07/2001 - 01:04 (odoricoaffonsofilho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRÕNICAS DO COTIDIANO



COM A BOCA NA BOTIJA

TINO



Final do expediente. Hora da saída do serviço.
A gare da Estação Engenho de Dentro estava totalmente lotada e todos aguardavam ansiosos a chegada do trem com destino a Santa Cruz. Com a aproximação da composição, os usuários se posicionavam como para disputar uma corrida de cem metros.
O trem chegou. O trem parou, as portas se abriram e os empurrões aconteceram. Dentro do vagão a superlotação e aqueles que desejavam saltar. Na plataforma, os que em grande número faziam força para embarcar. As portas se fecharam e quem entrou, entrou e quem não conseguiu saltar, ficou. A esta altura, os sapatos engraxados perderam o brilho pelo pisa-pisa. Gemidos e xingamentos eram ouvidos quando uma pisadela mais forte acontecia no calo de estimação. O balançar do vagão se incumbia de acomodar os passageiros. Pessoas acostumadas diariamente a esta viagem, afirmavam saber quando inchar e quando desinchar. Inchar para dificultar a passagem e desinchar para facilitar a passagem. Para se ter leve idéia da superlotação do vagão, caso o passageiro levantasse o braço para se apoiar no balaustre, não teria condições de voltar a posição inicial. Os ¨ bens intencionados ¨ procuravam se posicionar estrategicamente atras de uma gata gostosa de bunda grande para ir tirando um sarro até ao final da linha. O calor era intenso lá fora e maior ainda dentro do carro, apesar dos ventiladores que não funcionavam.
Três eram as atividades constatadas na composição ferroviária. A comercial representada pêlos camelós ambulantes, a religiosa pêlos pregadores com seus cànticos e o cassino ferroviário, pêlos jogadores
de sueca. Ditas atividades respondiam pelo desconforto do trabalhador cansado.
- Com licença! - Uma passadinha... O sorveteiro cameló
tentando passar para vender o seu sorvete.
- Olha o sorvete Superbon... Vinte centavos!
- Skol gelada! Guaraná natural! - Quem vai?
- Amendoim Nakaiama, 3 pór cinquenta centavos ...
As caixas de isopor tinham de passar pór onde não dava para passar mais um alfinete.
A grande torcida, o trem chegar a Estação de Cascadura, Madureira e a de Deodoro, estações de desembarque para baldeação e de alívio para os que seguiriam viagem.
Depois de Deodoro, a próxima parada, a Vila Militar.
Encostado nas proximidades de uma das portas, havia um pivete com cara de não bons amigos.
Com a parada do trem na Vila Militar, o rapazinho com rápido movimento, puxou o relógio com pulseira de um passageiro, arrancando-o de forma violenta. Saltou e a porta se fechou. Enquanto o trem começa a se deslocar, passou ele a exibir da plataforma o produto roubado como troféu de vitória, para a tristeza da pessoa roubada. Eis que a vitima caiu em risada nervosa se dobrando de tanto rir, sem que ninguém atinasse a causa. Apontando para fora deu para se ver. Atras do malandro, sem que ele sequer percebesse, dois soldados da Polícia do Exército que patrulhavam a estação, presenciaram tudo e já o segurava pelo braço, apagando de chofre aquele sorriso de vitória. Foi pego com o relógio ainda na mão. Foi pego COM A BOCA NA BOTIJA.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui