Usina de Letras
Usina de Letras
230 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Falta de leitura -- 26/11/2018 - 14:55 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falta de leitura

Aroldo Arão de Medeiros

Quem lê pouco comete erros crassos que envergonham quem estiver ao seu lado. Alguns nem podem ser considerados erros, porque já estão no, digamos, dialeto manezês. Por exemplo:
Surraxquinho (churrasco), cair um tombo (cair ao chão, de frente), bergamota (vergamota), sardinha (cardosa), chimia (pasta doce feita de ovos para passar no pão), coisa tola (pessoa tola, sem graça), iscaldado (pirão bem cozido por água quente), fato (bucho, dobradinha), guerra (garra do siri ou do caranguejo), camaçada de pau (surra).
Existem palavras para as quais não há desculpa para falar errado. Então, depois de anotar a maioria falada por certa pessoa, contarei uma estorinha caseira, para melhor exemplificar.
- O vizinho está de carro novo, sabias?
- Não.
- Qual é a marca?
- É um Collant.
Depois de muito quebrar a cabeça, o marido descobriu que era um Logan.
Ela pensou um pouco e continuou a conversa:
- Ele deve ter dado uma boa grana para adquirir esse carro, pois ainda que vender o Fox (ó) para concluir a aquisição.
O casal resolveu fazer reforma na edícula e ela, que manda e não pede, determinava desta maneira: Quero isso assim, aquilo assado, entedesse. A partileira colocaremos no lado direito para dar espaço à geladeira e aos outros eletrodomésticos. Não esqueça de contratar um bom eletricista para trocar todo fuzil que estiver queimado. Não quero que falte luz, pois volta e meia está dando pànico na eletricidade. O rufi tem que ter proteção para os passarinhos não fazerem ninho. Depois de tudo montado, fizeram um almoço com a família para comemorar a inauguração.
Ela ariou todas as panelas de inox (ó).
Quando o filho mais velho chegou, perguntou-lhe:
- Tu truchesse a mox muxcada que pedi que comprasse no supermercado? Como os goxtos são diferentes, fisx três tipos de conduto. Podem deixar que não vai ter figo de boi nem almóniga. A sobremesa, quem vai fazer são as noras. Vocêx que sabem o que será melhor para os meus filhos. Comida tem bastanta, não vai faltar, com certeza. Coloquei shushi para realçar o sabor. Na salada coloquei algumas gotas de azeite de olívia. Agora vamos rezar. Todo mudo calaaboca.
E todos a obedecem, rezam e a vida segue. Eles sempre gracejam dela, de seu modo de falar, mas todos a amam como se ela fosse uma mãe-rainha, tia-rainha, nora-rainha e assim por diante.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 85 vezesFale com o autor