Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Igreja e a camisinha -- 16/12/2003 - 10:04 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A IGREJA E A CAMISINHA



Álvaro Pedreira de Cerqueira



Vejo a indignação que desperta a posição da Igreja diante da sexualidade, sua inflexibilidade em não admitir artifícios no tocante à vida em geral ( reprodução, aborto, clonagem, eutanásia, etc.).



Aprendi a compreender e aceitar estas posições graças ao bom senso de um velho padre holandes. Dizia ele existirem duas maneiras de - em nossa tradição cristã-ocidental – considerar a lei:



O modo germânico e o modo latino.



Ao latino apraz elaborar leis, as mais rigorosas e detalhadas possíveis. Mas não tem maiores escrúpulos em seu cumprimento.



Ao anglo-saxão repugna minúcias legais (vide constituições), mas as cumpre estritamente. Diante de dificuldades práticas quer primeiro que se mudem as leis. Adaptam as normas à realidade.



E a realidade muda.



Ora, a Igreja Católica expressa predominantemente a mentalidade latina. Rigor na formulação, laxismo no cumprimento.



Assim se compreende o antipático sacramento da confissão.



A suposição é de que todos somos pecadores. Sem nenhum complexo de inferioridade. É da condição humana. E podemos conviver com isso, pois seremos perdoados tantas vezes quanto quisermos. Já o protestante nórdico terá dificuldades em se aceitar como pecador, infrator da norma. Parco na legislação mas perfeccionista na prática. O católico latino se reconhece fraco, necessitado de perdão, incapaz de se auto justificar.



A lei católica portanto deverá ser interpretada como exigência máxima, um ideal a ser atingido, não como uma linha demarcatória que não deve ser ultrapassada. O ideal seria a sexualidade casta, fiel e responsável. Mesmo que 99% dos fiéis pouco se esforcem para atingir tal perfeição, conquanto saibam que o ideal existe. A lei é uma advertência permanente.



A consciência de ser pecador e assim carecer de uma maternal misericórdia da divindade, representada pela Igreja, explica a alma do católico latino. Já a luciferiana tentação seria rebelar-se contra a lei, uma vez que não tenho forças para cumpri-la.



O setor atlético se presta aqui para uma analogia. O record da modalidade será exposto como desafio ao competidor, ainda que este esteja longe de poder atingi-lo.



A interpretação usual que se faz da rigidez da lei católica deve pois ser revertida. A Igreja acolhe os pecadores. Os santos são reconhecidos como raras exceções, a serem rigorosamente escrutinados. Mas a missão da Igreja é apontar o ideal de santidade.



Pequemos pois, humildemente."









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui