Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Quem fala através de nós ? -- 24/05/2011 - 02:26 (José Francisco Bessa da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Oi Fictícia



Geralmente tenho observado que na catequese os temas apresentado tem sido muito difícil e complicado, ou de uma maneira vaga e simplista, indo de um extremo ao outro. Muitas vezes os temas mais importantes e básicos não são apresentados, ficando tudo no mundo das idéias sem nada de concreto e prático.

A meu ver a doutrina Católica é como colunas que sustentam o nosso equilíbrio e a nossa segurança. Uma pessoa que tem uma boa formação católica sempre terá equilíbrio e segurança em qualquer situação, por mais desesperadora que seja. Como podemos ver nas perseguições pavorosas dos primeiros cristãos.

Quais seriam estas colunas? Aonde elas se encontram? Como elas podem ser derrubadas? Como elas podem ser recuperadas e recolocadas em seu lugar? O que elas sustentam e aonde elas se apóiam?

Bem Fictícia, eu acredito que toda formação cristã começa por responder estas perguntas e depois se aprofundar nelas. Posso apresentar algumas idéias e o que eu penso sobre isso.

Sobre os anjos, para mim todo aquele que está a serviço de Deus é um anjo, nem sempre sendo um ser puramente espiritual podendo ser humano e até animal, é claro que influenciado pelo anjo espiritual. Pelo que parece o anjo espiritual só aparece quando Deus não encontra outra maneira, como no caso de Tobias, em que era impossível naquele momento Deus encontrar alguém para acompanhar e guiar-lo naquela viagem. De Jesus no Horto das Oliveiras em que os três discípulo era que deveriam consolar-Lo, mas como não conseguiram Deus não teve outra escolha do que enviar um anjo espiritual. No Livro dos Números em que narra que a mula fala com Balaão para que não amaldiçoasse o Povo de Israel. Como podemos ver, era o anjo espiritual falando através da mula. E como Balaão não levou a sério a mula, o Anjo espiritual teve que aparecer.

O maior problema de todos nós é saber quem é que fala através de nós , se é o anjo ou se é o demônio, como podemos ver naquele momento em que Jesus perguntou o que as pessoas achavam quem Cristo era. Quando Pedro respondeu que Ele era o Filho de Deus, Jesus disse que aquela resposta não era dele (de Pedro) mas do próprio Deus que falou através de Pedro, mas quando Jesus começou a falar da sua paixão e morte, Pedro começou a contrariá-Lo e foi repreendido por Jesus que disse que aquelas palavras vinham do demônio (através de Pedro). Como podemos ver num momento era Deus que falava através de Pedro e momentos depois era o demônio que falava através de Pedro. Como podemos saber quem é que fala através de nós? A única resposta que encontro é se está de acordo com Jesus e a sua Igreja.

Fco
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui