Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Injúrias -- 28/01/2005 - 17:22 (Pedro Ivo Ravagnani) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As injúrias estão geralmente relacionadas a alguma ameaça. Ou são proferidas pela pura maldade do escárnio. Explica-se. As maledicências, quando não ditas pela zombaria gratuita, caminho curto para o riso à custa da probidade do próximo, são frutos da autodefesa da personalidade. Ridicularizar uma pessoa denota uma tentativa de afirmação de poderio ou superioridade sobre aquele que intimida, de qualquer maneira, o maledicente.
Apesar de ser uma estratégia contra as ameaças, os desagrados devem ser cautelosamente medidos, bem como sua freqüencia, ou seu proferidor pode cair no ódio público, desgastando assim sua honra, e sem esforço algum do indivíduo alvo.
Porém, contra um ataque requintado, é necessário muito esforço para combatê-lo. Ignorar uma ofensa pode ser trabalho duro, mas compensativo. Tratar bem o inimigo serve tanto para provocá-lo e induzí-lo a um bombardeio impensado, como para mostrá-lo que, indiferente a seus ataques, a superioridade se mantém.
Comprar a guerra de outrem é perigoso. Não se pode mostrar defeito algum, ou a belicosidade pode se tornar desfavorável simplesmente ao ser apontado o erro.
Todaveia, as injúrias devem ser tomadas com alegria. Afinal alguém reconheceu a superioridade, embora nao importe em qual aspecto.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui