Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AS ATITUDES E AS PALAVRAS -- 05/09/2003 - 10:24 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS ATITUDES E AS PALAVRAS



Já recebi inúmeros e-mails de pessoas referindo aos meus escritos. Nem sempre é a vaidade dos elogios que povoam o meu coração. Por exemplo, a poucos dias, recebi um deles de uma pessoa que se identificou somente com o primeiro nome, e apaguei como faço com tantos outros. Mas o que ela disse, ficou gravado em minha cabeça, e não consigo esquecer. Disse que as palavras que leu fizeram uma revolução em seu coração, que mudou a sua vida. Não quero mais descrever o que ouvi, embora eu tenha ficado mesmo com o ego elevado.

O que quero dizer, e que não disse para ela quando respondi, é que não são bem as palavras que tem esse poder que nós atribuímos a elas. Sei que muitos técnicos e estudiosos podem provar por "a mais b" que estou errado, mas espero que eles reflitam um pouco no que vou dizer. Sei que os religiosos podem dizer que o mundo foi criado pela palavra de Deus, mas eu vi o texto agora a pouco, e mesmo o apóstolo que escreveu isso, disse que a palavra era Deus.

Deixando os técnicos e os religiosos com os seus argumentos, quero reafirmar que as atitudes são muito mais poderosas que qualquer palavra. A atitude da minha família, e não as palavras, é que não permite que uma pessoa leve o namorado para dormir em casa, ainda que ninguém tenha falado uma só palavra sobre isso. As atitudes dos corações dos Beatles, foram que fizeram a diferença, e não as suas palavras. É tanto, que pessoas que cantaram as suas músicas, nem sabiam o que é que eles estavam falando, mas o espírito irreverente tomou conta do mundo em poucos dias. O Guga aparece na televisão fazendo comerciais, e as crianças querem ser como ele, e imitam não só o seu gemido quando bate na bola, mas a sua atitude de vida. Elvis mudou o mundo de seu tempo com atitudes do pensamento. E sofremos até hoje as suas influências tanto boas como más.

Se as palavras de fato convencessem e mudasse o rumo do mundo, as campanhas contra as drogas e a violência já a muito teriam acabado com elas. Se palavras valessem, as campanhas do livro feitas pelo governo à custa de milhões, teriam feito do Brasil, o país mais leitor do mundo. Se palavras adiantassem também, os alunos das escolas amavam os livros que os professores odeiam, mas tentam enfiar goela abaixo, no que chamo de estupro literário.

Mas uma atitude sim, pode mudar o mundo. Voltam os religiosos, e dizem que o mundo nunca mais foi o mesmo depois das palavras de Jesus. Não é verdade. O mundo nunca mais foi o mesmo, depois de suas atitudes. Dos seus pensamentos. Tanto é que ele mesmo nunca escreveu uma só delas. Quem escreveu sobre ele, foram os seus discípulos, e depois dessas palavras, nunca mais houve paz nos corações dos que dizem entender delas, para a impaciência e o sofrimento de quem tem um pouquinho do pensamento e da atitude daquele que foi triturado por causa da interpretação das suas próprias palavras.

Foram as atitudes de umas pessoas que conviveram comigo, que fizeram com que eu gostasse de poesia, de romance, de arte enfim. As palavras só confirmaram o que estava já determinado dentro de mim. Não adiantou mais o estupro literário que fizeram comigo, porque eu já tinha o caráter formado nesse particular.

Gibran disse que uma só idéia edificou as pirâmides. E disse ainda que um só sentimento destruiu Tróia, e uma só inspiração, criou a glória do Islã. A atitude constrói ou destrói. E elas são mais contagiantes que as próprias palavras. Um jovem já é do grupo sem que ouça uma palavra. Um religioso entra em uma igreja, e se converteria sem uma palavra sequer. Um bandido descobre que é, sem ouvir os argumentos do grupo. E um homossexual descobre que é, mesmo que o mundo ao redor grite que não deva ser, e ele próprio rejeite todas as suas vontades.

E você só leu até aqui, por causa da atitude do meu e do teu coração, quer concorde ou não com as minhas palavras.



**

Adelmario Sampaio

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui