Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62141 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10337)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20020)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140781)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um pedaço de melancia -- 28/12/2003 - 14:28 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um pedaço de melancia

Athos Ronaldo Miralha da Cunha





Sempre que a mídia elege os melhores atletas do ano, costumo dizer que o maior atleta do Brasil é o povo que sobrevive com parcos recursos. E ainda consegue, persistentemente, vislumbrar alguma esperança em cada ano novo.



E quando falamos em esperança, as cooperativas de catadores de lixo são exemplos de perseverança e crença num mundo mais digno. Uma lição de vida para intelectuais e políticos que desfrutam o conforto de seus gabinetes.



No encontro recente entre o presidente e os catadores, Lula chorou ao lembrar de uma frase de um humilde trabalhador logo após a sua eleição.

“talvez seja esse o último pedaço de melancia do lixo que eu vou comer, porque o Lula foi eleito presidente e vai ajudar a resolver esse problema”. Essas foram as palavras do catador que emocionou o presidente e provavelmente sejam lembradas nos natais que virão.

Todos sabemos a origem humilde de Lula. Por ser retirante nordestino conheceu as agruras da fome e da exclusão social.

Com um passado desses, seriam de crocodilo as lágrimas do presidente? Claro que não.

Se o presidente é capaz de chorar e se emocionar com a solidariedade diante da miséria de um povo, ainda podemos acreditar em mudanças.



Entretanto, passado o primeiro quarto de seu mandato percebemos que as mudanças sociais passaram “a lo largo” das políticas de governo que privilegiou o superávit primário, que, aliás, a maioria desse povo não sabe o que é.



Lula ainda goza de um bom desempenho junto ao povo. A pessoa do presidente tem melhores índices que seu governo. São índices razoáveis para um nem tanto razoável primeiro ano de governo. E esse povo assimilará uma retórica e promessas renovadas? Com as questões sociais mal-resolvidas, até quando o presidente desfrutará desse prestígio? Até quando os esfuziantes discursos para um ano novo com geração de emprego serão convincentes?



Não bastará eleger o emprego como prioridade para o próximo ano, o governo terá que criar políticas voltadas para a inclusão social. O emprego dignifica e inclui o cidadão e o povo não quer só comida, quer diversão e arte. Já dizia o roqueiro e poeta.



Será muito triste e desolador chegarmos no final do ano e o repórter mostrar novamente o homem comendo outro pedaço de melancia como sua única refeição no Natal 2004. E, mais desolador ainda, acreditando como sendo o último pedaço de melancia.

Quando os humildes forem tomados pela desesperança, serão luxo os nacos de melancia do lixo. Apenas um pedaço de melancia será a extrema satisfação e será seguida de graças em agradecimento.



E seguiremos, a cada ano, renovando as esperanças do povo. Parodiando o poeta Antonio Augusto Ferreira. Não enchemos a boca dos filhos e sim a vida vazia.







Leia também.



Um conto

Rose, Gisele e os Três Mosqueteiros



Um artigo

Um velho amigo petista



Uma crônica

”Trificante” - Diga ao povo que fico



Um cordel

Senadora Heloisa



Uma poesia.

Um grito na rua



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui