Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->BEM VINDO A HOLANDA -- 14/02/2002 - 20:28 (Vilma Orzari Piva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amigos leitores da Usina,
Desde que recebi esse texto através do meu trabalho com deficientes mentais guardo-o com extremado carinho e creio que o assunto possa interessar de uma maneira ou de outra quando nos deparamos com pais de crianças deficientes.
Entender que ao nascer uma criança especial fatalmente desmoronam os sonhos acalentados por uma família e que a partir desse momento há um período de luto por aquele filho desejado que não nascera poderá colaborar para amenizar os conflitos que normalmente se instalam, pois não há como prever o quanto essa fase pode durar.
Por mais que os profissionais interpretem reações e os subdividam em momentos explicativos da relação mãe e filho especial esse texto nos dá a dimensão da trajetória do sonho e da realidade através do belíssimo relato de uma mãe.
Portanto convido todos vocês para embarcarem nessa viagem.....


Bem vindo à Holanda!
Por: Emily Perl Kinsley

Freqüentemente sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz uma criança com deficiência – uma tentativa de ajudar pessoas que não tem com compartilhar essa experiência única, a entendê-la e imaginar como vivenciá-la.
Seria como......
Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias – para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo. As gôndolas de Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.
Após alguns meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa.
O comissário de bordo chega e diz: “BEM-VINDO À HOLANDA”
“Holanda !?!” – diz você – “o que quer dizer com Holanda!?!?! Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda minha vida eu sonhei em conhecer a Itália.”
Mas houve uma mudança no plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram para um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.
Logo você deve sair e comprar guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É apenas um lugar diferente. Ë mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor... e começar a notar que a Holanda tem moinhos de ventos, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.
Mas todos que você conhece estão indo e vindo da Itália... e estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida, você dirá: “sim era lá que eu deveria estar. Era tudo que eu havia planejado.”
E a dor que isso causa, nunca, nunca irá embora... porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porém... se você passar a vida remoendo o fato de não haver chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais da Holanda.

_____________________________
Este texto faz parte do arquivo do DEENET e foi extraído de uma homepage da Cerebral Palsy Association Of Werstern Austrália Ltd.- via Internet e traduzido pela Dra. Monica Ávila de Carvalho, mãe de Manuela, em Cambuquira, Minas Gerais, em 30/12/95
____________________________

Fevereiro / 2002
Vilma Orzari Piva
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui