Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gerência de Si -- 09/04/2000 - 12:53 (Fernando Antônio Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para os futuros trabalhadores do conhecimento 2000, será muito salutar aprender a concretizar sadias convergências, para proporcionar benéficas ultrapassagens, todas elas seguramente eficazes para quem não teme os desafios emergentes. Profissional que se preze, nas próximas décadas, será todo aquele que bem souber aliar capacidade técnica, habilidade interrelacional, agilidade decisória, humanismo ecologicamente comprometido e umas maciças doses de humor, abjurados obsoletos ontens e ante-ontens que não mais retornarão, bem resguardado o que do passado jamais se tornará enfadonho ou bolorento.

Imaginei um roteiro balizador para o profissional que se deseja ver reciclado, com seu vetor técnico se amalgamando com o pensar de Fernando Pessoa, poeta agora revalorizado pelos seus patrícios, nossos irmãos mais velhos de língua portuguesa, também a pátria maior de José Saramago. Bom seria que todos pudessem sorver com vagar o roteiro abaixo, para um melhor aprimoramento nas duas qualidades indispensáveis de todo Ser Humano intelectualmente preparado para o próximo milênio: a profissionalidade e a convivialidade. E o roteiro deverá responder às indagações Quem sou eu? Quais são as minhas forças? A que lugar pertenço? Qual a minha contribuição? Ei-lo, utilizando versos pessoanos:

“Temos todos que vivemos Uma vida que é vivida E outra vida que é pensada. E vivemos de maneira Que a vida que a gente tem É a que tem que pensar.” ... “Sou um técnico , mas tenho técnica só dentro da técnica. Fora disso sou doido, com todo o direito de sê-lo.” ... “A realidade sempre é mais ou menos. Do que nós queremos. Só nós somos sempre Iguais a nós-próprios.” ... “Só tu, Senhor, me dás viver.” ... Tudo é maneira, diferença ou modo. Em tudo quanto faças sê só tu, Em tudo quanto faças sê tu todo.” ... “O mundo é para quem nasce para o conquistar. E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.” ... “A alma é divina e a obra é imperfeita. Este padrão sinala ao vento e aos céus Que, da obra ousada, é minha parte feita: O por-fazer é só com Deus.” ... “Domina ou cala. Não te percas, dando Aquilo que não tens.”... “Tenho mais almas que uma. Há mais eus do que eu mesmo.”... “Não me venhas com conclusões! A única conclusão é morrer.” ... “Segue o teu destino, Rega tuas plantas, Ama as tuas rosas. O resto é sombra De árvores alheias.” ... “O mais que isto É Jesus Cristo, Que não sabia nada de finanças Nem consta que tivesse biblioteca.” ... “Não basta abrir as janelas Para ver os campos e o rio. Não é bastante não ser cego Para ver as árvores e as flores.” ... “Se as cousas fossem diferentes, seriam Diferentes; eis tudo. Se as cousas fossem como tu querias seriam como tu queres.” ... “Arrumar a vida, pôr prateleiras na vontade e nação.”

Ao término da caminhada, a sensação do dever mais que cumprido. E a alegria de ter caminhado profissionalmente bem, proclamando sempre com um ar de não-vencido: “Sim, sou eu, eu mesmo, tal qual resultei de tudo. ... Quanto fui, quanto não fui, tudo isso somos Como um sonho formado sobre realidades mistas.” ... “Sei que nunca terei o que procuro E que nem sei buscar o que desejo, Mas busco, insciente, no silêncio escuro E pasmo do que sei que não almejo.”

PS. Para todos os formandos 1999, na certeza de vê-los construir um amanhã pernambucano cada vez menos ontem. E também para aqueles que, dirigentes maiores, ainda não perceberam que agilidade decisória é bem mais necessária que os passados constantemente relembrados.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui