Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Que dinheirão, cara! -- 21/09/2008 - 10:16 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUE DINHEIRÃO, CARA!


Para governar, seja uma cidade, um estado ou o país, é preciso dinheiro. Para manter hospitais, escolas, postos de saúde, asfaltar ruas, aumentar a rede de esgotos, conservar as estradas sem buracos, abrir novas estradas, deixar os aeroportos em condições seguras, pagar as pessoas que trabalham em repartições públicas, etc., etc.

Tudo isso para que a população seja bem atendida. Quer dizer, se alguém estiver doente, possa ser tratado. Se estiver em idade escolar, encontre vaga na escola perto de casa e tenha bons professores. Para aprender tudo o que deve ser aprendido (com a participação de seu próprio esforço, é claro) e dali sair tinindo para enfrentar um vestibular.

E de onde vem esse dinheiro todo?
Dos impostos. Nós todos – o povo - pagamos impostos. Não é muito fácil entender, é mais ou menos assim: moramos em uma casa e por ela pagamos um imposto, o IPTU (imposto sobre propriedade territorial urbana). Por todos os alimentos que compramos no supermercado, pagamos impostos (que já estão incluídos nos preços, por isso não percebemos). Pelas roupas que compramos, pagamos impostos. Se vendemos algo, pagamos imposto. Se recebemos uma herança, pagamos imposto. Se tivermos um carro, pagamos imposto. Só não pagamos, felizmente, pra respirar...

É preciso, entretanto, que os governantes não se esqueçam de que essa dinheirama toda é DO POVO e deve ser usada em BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO. Não deve ir parar no bolso DELES, através de malabarismos e maracutaias. Ou simplesmente na cara-dura mesmo.

Nós, tampouco, devemos nos esquecer disto.





Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui