Usina de Letras
Usina de Letras
223 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Che... -- 12/01/2004 - 12:11 (Tchê Guevara de Cuba) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma breve biografia de Che...



1928- Nasce em 14 de junho, Esnesto “Che” Guevara de La Serna, na cidade de Rosario, na Argentina. Filho de família aristocrática, donos de terras.

1933- A sua família muda-se para Alta Gracia, onde permanece até completar 16 anos. Inicia as aulas de natação e outros esportes, para enfrentar a asma. Passa a gostar de literatura: Júlio Verne, Cervantes, Garcia Lorca e outros.

1945- Muda-se com a família para Buenos Aires após ter terminado os estudos primários. Che revela-se bom em Literatura e Filosofia e medíocre em Matemática e Física. Pensava em cursar engenharia, mas matricula-se na Faculdade de Medicina onde se sobressai como estudante. Interessa-se por pesquisas tanto na área da medicina como da política.

1946- Ao completar 18 anos alista-se no serviço militar obrigatório, do qual é dispensado por conta da asma.

1949- Percorre 4.700Km com uma bicicleta motorizada que ele mesmo desenhou e construiu, pelo interior da Argentina. Inicia seus primeiros textos.

1952- Fará com Alberto Granado, o melhor amigo, uma grande viagem que durou oito meses. Percorrem cinco países, entre eles o Brasil, e esta aventura marcará a sua ruptura com os laços nacionais.

1953- Forma-se médico. Está com 26 anos e é admirador da URSS e deseja inscrever-se em um partido comunista de qualquer país, enquanto trabalha como médico para sindicatos na Guatemala.

1954- Um golpe militar derruba o Governo da Guatemala. Che e Hilda Gadea Acosta, sua companheira, mudam-se para o México. A peruana já está grávida de Hilda Beatriz, primeira filha dele.

1955- Em junho é apresentado a Raul Castro, líder estudantil cubano, recém saído da prisão. Em 8 de julho Raul o apresenta a Fidel Castro. Che decide participar do movimento revolucionário de Cuba para derrubar o governo ditador de Fulgêncio Batista.

1956- Em 25 de novembro, Che, Fidel e mais 80 guerrilheiros, partem para Cuba no iate Granma.

1956-58- Participa da Guerra Popular que se desenvolve em todo o país contra a ditadura de Batista. O movimento armado iniciou na Sierra Maestra, mas se alastrou por todo o país, com ampla participação popular. Havia a participação do Partido Socialista cubano (fundado por José Martí) e pela Frente Estudantil Revolucionária. Che, que havia sido recrutado para ser apenas médico, vai se destacando nas atividades e se transforma em comandante, sendo responsável pela coluna que tomou Santa Clara, uma das principais cidades do país.

1959- Vitória da revolução! Batista foge de Cuba e iniciam-se as reformas populares, entre elas a Reforma Agrária.

1960/64- Participa ativamente do processo de construção do socialismo em Cuba. Ocupa vários cargos públicos como Ministro da Indústria e Comércio, Ministro da Economia e Presidente do Banco Central. Defende as idéias de mutirões populares e trabalho voluntário como forma de resolver rapidamente os problemas mais gritantes da população cubana. Participa pessoalmente de mutirões de construção de casas populares, escolas e colheita de cana.

1964- Teve enorme repercussão internacional a participação de Che na Plenária da ONU, fazendo um discurso anti-imperialista e de apoio à luta do povo do Vietenâ

1965- - Renuncia as suas tarefas em Cuba e parte com um grupo de guerrilheiros para o Congo. A correlação de forças neste país, dirigido por uma ditadura imposta pelos EUA, era muito inferior para os revolucionários. Che regressa para a América Latina.

1966- Parte para a Bolívia.

1967- No dia 8 de outubro é preso no povoado de La Higuera, interior da bolívia, e em seguida, por ordens da CIA, é friamente fuzilado no interior de uma escola rural. Seu corpo é transportado para Vallegrande onde lhe tiraram as impressões digitais, que seriam enviadas para confirmação num cartório de Buenos Aires. Amputaram-lhe as mãos e guardaram. No pescoço foi feito um corte onde injetaram um litro de formol. O corpo ficou ali exposto o dia todo. Hoje se vê nas paredes da lavanderia do Hospital Nuestro Señor de Malta, as inscrições: “Che, é um dos mortos que nunca morrem” e “ a tua luta é o caminho de nossa vida”. Ernesto morreu aos 39 anos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui