Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->E GILBERTO FREYRE ESTAVA CERTO! -- 13/01/2004 - 09:25 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendo recentemente o livro " A História do Brasil são Outros Quinhentos" do jornalista Cláudio Vieira, chamou-me atenção um fato narrado por ele, às páginas 243/244, o qual dizia que um médico alemão chamado Joahan Adolph Scharam, que falava um péssimo português, deu nome à rua Sucú-Sarará, no Rio de Janeiro. É que a maioria dos clientes desse facultativo sofria de hemoroidas e ele, após receitar seus remédios e repetindo o que se ouvia por ali sem atentar que era palavrão, dizia aos pacientes: " não se preocupe; seu c. sarará" . Como carregava no sotaque, a frase pronunciada soava como sucúsarará, ficando, pelo inusitado, registrada na memória do povo e, posteriormente, dando nome a rua aonde clinicava o médico.

Sucede que Gilberto Freyre, no livro " Ingleses no Brasil" - 3ª ed. p. 261/262- conta o mesmo episódio, atribuindo porém, a um médico inglês, a frase que virou nome de rua, tendo ele próprio haurido esta informação do livro " Antiqualhas e Memórias do Rio de Janeiro" de José Vieira Fazenda, tomo 95, volume 149, p. 458, edição de 1924, publicado pela Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Querendo esclarecer o fato, remeti, por A.R. dos Correios, correspondência à editora que publicou o livro explicando a divergência e pedindo que o autor entrasse em contato comigo para elucidar a verdadeira nacionalidade do médico. Como 7 meses depois não recebi nenhuma resposta, embora a carta tenha sido entregue em 05/06/03, só posso considerar que o MESTRE GILBERTO ESTAVA CERTO; O MÉDICO REALMENTE ERA INGLÊS!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui