Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Eu não pegava o bonde andando -- 29/09/2008 - 17:49 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EU NÃOPEGAVA O BONDE ANDANDO



Eu esperava o Vila Buarque numa ilha da av. São João e os camarões eram raros nessa linha. Então, eu ia mesmo de bonde aberto. Eles eram engraçados, tinham estribos dos dois lados e bancos na largura atravessados. Sentadas, frente a frente, iam as moças, crianças e pessoas mais velhas. O cobrador não saía do estribo, onde fazia malabarismos. Quando os passageiros já haviam descido e subido, com um toque de sininho, ele avisava o motorneiro: tein! tein!

Os rapazes preferiam viajar do lado de fora, pendurados. Sempre que o bonde ia saindo do ponto, vinha um retardatário correndo atrás dele. Com um salto, alcançava um pé no estribo, e pegava o bonde andando. Seus movimentos acompanhando, a rapaziada, gesticulando, gritava estridente.

O cobrador, tal um acrobata, conseguia andar para frente e para trás, mesmo com o estribo abarrotado. Esticando ligeiro uma perna para o ar, contornava um passageiro e voltava a cobrar. Uma de suas mãos, com notas dobradas entre os dedos, segurava o balaústre e a outra recebia o dinheiro. As moedas, jogava na bolsa, que pendia a tiracolo.

Naquele horário bem cedinho o bonde era alegre, apinhado de estudantes do Mackenzie, das faculdades da Maria Antonia e do colégio Rio Branco. Falando alto, dizendo gracinhas, mexiam com todo mundo ao longo do caminho. Principalmente na subida da avenida Angélica, quando o bonde, devagar, nos trilhos rangia.

Na esquina da Consolação eu descia. Meu colégio ficava ali pertinho.



Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui