Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como é Cuba -- 15/01/2004 - 09:43 (Tchê Guevara de Cuba) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como é Cuba?

Situada no Mar Caribe, na entrada do Golfo do México, a República de Cuba compreende um vasto arquipélago formado pela Ilha de Cuba, a Ilha da Juventude e umas mil seiscentas ilhotas, com uma área de 110.922 Km2.

Foi chamada Chave do Golfo pela sua posição privilegiada entre duas Américas. Seus limites geográficos são o Estreito da Flórida y o Canal das Bahamas, ao norte; o Mar Caribe e Jamaica, ao sul; o Estreito de Yacatán, ao oeste; e a República do Haiti, separada pôr o Passo dos Ventos, ao leste.

A ilha de Cuba é a maior das Antilhas, com uma longitude de 1.250 Km y uma largura que varia dos 191 e 31 Km.

Alargada e estreita, em suas costas se acham bahías, golfos e enseadas, assim como cabos, pontas e penínsulas; mas no permite sua configuração a existência de rios longos e caudalosos.



Suas praias são acolhedoras e bonitas, cobertas de dunas. Algumas cadeias montanhosas, de pouca altura, atravessam diversas partes de seu território. Sua flora é variada e sua fauna abundante.

Atendendo a fins político-administrativos, desde 1977 a República de Cuba ficou organizada em 14 províncias, entre elas o município especial Ilha da Juventude. As províncias, de oeste a leste, se nomeiam Pinar del Río, La Habana, Ciudade de La Habana, Matanzas, Villa Clara, Cienfuegos, Sancti Spíritus, Ciego de àvila, Camagüey, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo.

Seu idioma oficial e o espanhol , a nacionalidade cubana, e seus símbolos nacionais a bandeira da estrela solitária, o hino de Bayamo e o escudo da palma real.

Segundo a constituição vigente, aprovada pôr 97,7% da população maior de dezesseis anos em 1976, a República de Cuba e um estado socialista de trabalhadores urbanos e rurais e demais trabalhadores manuais e intelectuais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui