Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TROVAS & TROVADORES -I- -- 18/01/2004 - 23:28 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TROVAS & TROVADORES



No Movimento Brasileiro de Trovadores, não sou de competir em concursos. Tenho algumas premiações e trovas consideradas achados poéticos. Há anos, quando me tornei assinante de caixa postal, encontrava-me, diariamente, com diversos escritores nos

Correios de minha cidade; entre eles, o jornalista cel. Osvaldo Lopes de Brito, de O Diário, Lúcio Mendes e os acadêmicos Mário Moreira Chaves, Geraldo Quartim, Sílvio Ricciardi, Vicente Teodoro de Souza, Ottorino Rizzi, Nilton da Costa Teixeira, Miguel Cione e falava-se de imprensa, prosa, poesia, artes, academias, União Brasileira de Trovadores, União Brasileira de Escritores, Ordem dos Poetas de Cordel e Haicais. Num desses encontros, todos com as mãos cheias de cartas, declamei num repente:



“ O meu palácio encantado,

onde o ano todo é natal,

é um quadradinho,alugado,

chamado, caixa postal.



Colocando-a, no verso de um envelope, Carolina Ramos comentou por escrito: “a sua trova da caixa postal tem um bom achado”... Corre os tempos e a trova continua sendo divulgada. em jornais e cartazes.

No ano de 1.991, São Jerônimo da Serra– PR, promoveu os V Jogos Florais através do Departamento Municipal de Cultura ( Prefeitura Municipal) e U.B.T., com o tema Luz. O promotores receberam por volta de 500 trovas. Mandei uma em homenagem ao município que, acabou escrita num belíssimo cartão de prata, com os dizeres:- “Ao trovador Nilton Manoel, de Ribeirão Preto -SP, pela linda homenagem prestada a nossa cidade através da trova”:



São Jerônimo da Serra

Ótimo astral que conduz,

As maravilhas da terra,

Pondo na trova mais luz”



Gosto de ver na prateleira do meu escritório, a homenagem recebida, pela trova remetida àquela cidade. No livro de vencedores onde minha trova foi publicada, encontro trovas de Cidoca da Silva Velho, Clenir Neves Ribeiro, Gerson César Souza, Hermoclydes S. Franco, João Freire Filho, José Gilberto Gaspar,José Tavares de Lima, Lilá Ricciardi Fontes, Pedro Ornellas, Walter Waeny... A trova é um poema monostrófico completo, feito de quatro versos setissílabos, com rimas

definidas no sistema ABAB. Outras formas fogem do consenso nacional ubeteano, quanto a definição do que é uma Trova literária.

Na fala dos trovadores, alguns exemplos:



Que linda trova perfeita,

que nos dá tanto prazer,

tão fácil depois de feita,

tão difícil de fazer.

(Adelmar Tavares)



Pelo tamanho não deves

medir valor de ninguém,

sendo quatro versos breves

como a trova nos faz bem.

(Luiz Otávio)



Quero fazer uma trova,

minha estrela não me ajuda;

busco a técnica que aprova

e faço uma trova muda.

(Nilton Manoel)



O ciclo da trova, tem suas fases e, em minhas pesquisas encontro trovas editadas nas antigas revistas, almanaques de laboratório, como estas do Jornal das Moças de 1949, sobre o tema vida:



E vai-se levando a vida...

Vives lá... eu vivo aqui...

Mas a vida não é vida,

Se eu vivo a vida sem ti.

Luiz Octávio ( Luiz VIII)



Pra mim, a Vida é você...

-e você sempre me engana!

Por isso, eu confesso que

A Vida é tão leviana.

Delmar Barrão.



Na revista, O Cruzeiro, de 1953, em O Pif.Paf ( Péricles e Vão Gôgo ) para o acervo de O Ubeteano, pesquei esta “quadrinha de fundo metafísico”:





“ As quatro letras da Vida,

são de seu mistério a escolta,

três delas soletram Ida,

mas o V será de volta.”



O movimento da trova, há séculos quer, a trova em movimento, como nos dois volumes de quadrinhas portuguesas: “para o cancioneiro popular de ALGARVIO” e ALENTEJO, em separata da Revista de Portugal, 1956. Quase 3.200 exemplares de temas diversificados, no 1º volume. Neste mesmo ano, a coletânea de Luiz Otávio, “meus irmãos, os trovadores”, veio, dividida em cinco partes: introdução, 2000 trovas, notas elucidativas,notas bio-bibliograficas e fontes de pesquisas. Na introdução -um ensaio sobre a trova- leio:” –“Pouco ou quase nada se tem escrito sobre a Trova”. O livro é um marco à vida literária brasileira. As pesquisas teriam seqüência... Diversos trabalhos foram feitos por Luiz Otávio:-iniciaram-se os Jogos Florais, a fundação da UBT (1966),Estudo comparativo entre a metrificação (Poesia Medieval,poemas de Cordel, poesia culta atual) e a publicação do Decálogo de Metrificação editado, em gráfica de Ribeirão Preto/SP. Diversos temas gravados em fita, como o inédito:-Viagem pelo mundo da trova. Muitos trovadores historiam o movimento, entre eles, Aparício Fernandes, mas falta a difusão de todos eles. A Trova moderna, vive no reservado das festividades de concursos e Jogos Florais. Os livros com resultados, acabam circulando, apenas entre os trovadores premiados. Nem os concorrentes conseguem tê-los. É compreensível, pois com as tarifas postais que temos, as entidades literárias padecem ... Nem os envelopes timbrados circulam como antes... Quem perde é a vida cultural do País.





-N I L T O N M A N O E L–

-União Brasileira de Trovadores

-União Brasileira de Escritores

-Usina de Letras

-Academia Literária

-Academia Frburguense de Letras

-Academia Santista de Letras

-Academia Virtual Brasileira de Letras

-Academia Petropolitana de Poesia

-Academia Brasileira de Trova

-Ordem dos Velhos Jornalistas



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui