Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Antiga Questões de Vestibulares 2004 -- 30/01/2004 - 08:19 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA ANTIGA QUESTÕES DE VESTIBULARES 2004 PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL













PRÉ HISTÓRIA



1. FUVEST 2004 Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que

a) as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que,

conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca.

b) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mi e 40 mil anos.

c) os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas.

d) os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas.

e) os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.



GRECIA PERÍODO HOMÉRICO

2. MACKENZIE 2004 Na origem do extraordinário florescimento da civilização grega, encontra-se o desenvolvimento da vida urbana. Contudo, o desenvolvimento e a importância das cidades na Grécia não tiveram como base uma economia urbana de vulto. Ao contrário, a economia grega permaneceu, até o fim, essencialmente rural. O comércio e o artesanato – atividades eminentemente

urbanas – em momento algum da história grega sobrepujaram a economia rural.

Luiz Koshiba – História Assinale a alternativa que contém uma explicação para

a existência de uma civilização urbana tão marcante como a grega, que não se sustentava em uma economia urbana.

a) O comércio entre todas as Polis era tão intenso que atenuava os efeitos da economia rural.

b) O Estado sobrepujava, com suas guerras imperialistas, as limitações do sistema econômico.

c) Os escravos que trabalhavam no campo possibilitavam aos seus senhores residir na cidade.

d) A diversidade de mercadorias enviadas para as fazendas garantia a estabilidade econômica.

e) O fim da escravidão por dívidas e a utilização da moeda como base de todas as trocas.

3. UNIFESP 2004 - "Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas agorás [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de agoráse não têm lugar algum com essa finalidade”. (Heródoto, Histórias, séc. V a.C.) O texto expressa

a) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.

b) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.

c) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.

d) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.

e) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.

ATENAS

4. UNICAMP 2004 . No poema grego Odisséia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como “homens sem leis”, porque “não têm assembléias que julguem ou deliberem” e “cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros”. (Homero, Odisséia. São Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117).

a) Aponte dois aspectos da cidade-estado grega que a diferenciava do país lendário mencionado no texto.

b) Identifique os dois principais modelos de cidade-estado desenvolvidos na Grécia.

c) Cite uma característica da democracia grega que a diferencie da democracia atual.

5. MACKENZIE 2004 - "Mãe , ama , pai e professor competem entre si para o aperfeiçoamento da criança , logo que está é capaz de entender o que lhe dizem ... se obedece , tudo está bem . Do contrário , é corrigida à força de ameaças e pancadas , com um pedaço de madeira curvo ou torcido . Protágoras

O fragmento do texto acima retrata a educação em Atenas que tinha entre os seus objetivos :

a) desenvolver nos cidadãos um conjunto , harmonioso e refinado , de qualidades da mente e do corpo, visando a vida pública ;

b) incentivar os cidadãos a servir a diarquia como bons soldados , com uma cultura sumária , que nutria grande desprezo pela riqueza;

c) a formação de boas mães e pais, leais e obedientes , privilegiando a formação física e militar dos jovens de ambos os sexos ;

d) perpetuar a estrutura social e política existente , no meio do laconismo e da rígida obediência à autoridade , resultantes da disciplina militar

e) desenvolver a cidadania , preparando todos os habitantes da cidade para o exercício do poder nas instituições públicas ;



6. PUC 2004 - Atenas foi dividida por Clístenes, no ano 508 a.C., em distritos (demos). Neles :

A) as decisões eram tomadas pelo conjunto de habitantes, independentemente do fato de serem ou não livres.

B) os cidadãos eram reconhecidos como iguais perante as leis, que derivavam de sua vontade.

C) as guerras eram preparadas por meio de uma rigorosa organização militar, que envolvia todos os moradores.

D) os estrangeiros eram plenamente aceitos e tinham direito a voz e a voto nas assembléias.

E) as divisões sociais eram estabelecidas de forma rígida e os plebeus eram excluídos das tomadas de decisão.



GRÉCIA CULTURA

7. UFSCAR 2004 - " O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental." (Bernard Williams. In: Finley M.I. O legado da Grécia, 1998.) . A afirmação baseia-se no fato de que

a) a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos.

b) os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição românica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas como Voltaire e Diderot.

c) os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política.

d) os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna.

e) a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.



CIVILIZAÇÃO HELENÍSTICA

8.. PUC 2004 . As conquistas realizadas por Alexandre da Macedônia (também chamado de Alexandre, o Grande) entre 334 e 323 a.C. estenderam-se da Grécia até as margens do rio Indo (Índia). Algumas das características dessa expansão macedônica e do imenso Império que dela derivou foram

A) a imposição de instituições políticas romanas sobre as áreas conquistadas por Alexandre e a repressão às formas monárquicas predominantes no Oriente próximo e distante.

B) o apoio do exército macedônio a revoltas de povos subjugados por outros impérios e a recusa da incorporação de soldados que não fossem macedônios ou gregos às tropas de Alexandre.

C) a restrição à circulação de mercadorias entre regiões distintas do Império e a gradativa mas profunda segmentação e diminuição do comércio interno e externo dos macedônios.

D) o intercâmbio entre culturas ocidentais e orientais e o prevalecimento de uma perspectiva universalista e assimiladora sobre a mentalidade voltada às questões locais.

E) a obrigatoriedade de uso de uma só língua, o persa, e a proibição sumária da transmissão de idéias e da movimentação de intelectuais entre as áreas dominadas pelo Império.



ROMA REPÚBLICA

9. FGV 2004 - Após a conquista da Península Itálica, Roma ampliou seus domínios em torno do Mediterrâneo, que passou a ser designado como mare nostrum, um verdadeiro lago interno que permitia a comunicação, as transações comerciais e o deslocamento de tropas para as diversas regiões romanas.

A respeito dessa expansão, é correto afirmar:

A) A conquista de novos territórios desacelerou o processo de concentração fundiária nas mãos da aristocracia patrícia, uma vez que o Estado romano estabeleceu um conjunto de medidas que visava distribuir terras aos pequenos e médios proprietários e à plebe urbana empobrecida.

B) Apesar da conquista do Mediterrâneo, os romanos não conseguiram estabelecer a integração das diversas formações sociais ao sistema escravista nem tampouco se dispuseram a criar mecanismos de cooptação social e política dos seus respectivos grupos dominantes.

C) As conquistas propiciaram, pela primeira vez na Antigüidade, a combinação entre o trabalho escravo em larga escala e o latifúndio, associação que constituiu uma alavanca de acumulação econômica graças às campanhas militares romanas.

D) As conquistas militares acabaram por solucionar o problema agrário em Roma, colocando em xeque as medidas defendidas por líderes como os irmãos Graco, que postulavam a expropriação das terras particulares dos patrícios e sua repartição entre as camadas sociais empobrecidas.

E) A expansão militar levou os romanos a empreender um duro processo de latinização dos territórios situados a leste, o que se tornou um elemento de constante instabilidade político-social durante a República e também à época do Império.



ROMA IMPÉRIO

10. MACKENZIE 2004 - 1. A ampla utilização de mão-de-obra escrava trouxe ao Estado Romano inúmeras rebeliões de cativos, dentre as quais, a mais significativa mobilizou mais de 90 mil escravos, entre os anos de 73 a.C e 71 a.C. Essa rebelião ficou conhecida como Revolta de:

a) Drácon. b) Cômodo. c) Spartacus. d) Severo. e) Brutus.



ROMA CULTURA

11. FUVEST 2004 - “Parece-me que ... o temor religioso salvaguarda os interesses de Roma. Desenvolvendo este sentimento, pensava-se, sobretudo, no povo. Em uma sociedade composta apenas por sábios, esta precaução talvez não fosse necessária; mas como toda multidão é cheia de inconstância, de paixões desregradas, de cóleras violentas e irrefletidas, não é possível, a quem quer que seja, mantê-la, exceto pelo temor de seres invisíveis e por toda espécie de ficções.”

Políbio, autor romano do século II A.C. Baseando-se no texto, indique:

a) A relação estabelecida pelo autor entre religião e política.

b) Duas características da religião romana no período em que o texto foi escrito.



12. UNESP 2004 - 1. Jesus Cristo pregava no idioma aramaico; o Novo Testamento foi escrito em grego e a liturgia da Igreja no Ocidente foi, desde o final da Antigüidade, rezada em latim, o que comprova

a) o afastamento dos princípios da nova religião com relação à filosofia clássica.

b) a intenção dos prelados de restringir o cristianismo às fronteiras do Império romano.

c) o quadro de diversidade cultural existente no período de surgimento do novo credo.

d) o projeto eclesiástico de expandir a religião em meio aos bárbaros germânicos.

e) a permanência do vínculo do cristianismo romano com os homens pobres.





















































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui